Categoria bloqueou a principal via de entrada do município (Fotos: Portal Infonet) |
O clima esquentou na manhã desta sexta-feira, 3 no município da Barra dos Coqueiros. Após dois taxistas bandeiras terem sido multados por agentes da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv), a categoria se uniu e bloqueou a entrada da cidade. O protesto ganhou corpo e foi preciso a solicitação de apoio à Polícia de Gerenciamento de Crises que enviou o capitão Marcos Carvalho ao local. Em clara desavença com os taxistas lotação, os motoristas aceitaram desbloquear a via e saíram em carreata, fazendo apitaço até a porta da Superintendência Municipal de Transporte.
A reclamação maior dos taxistas bandeirinhas é de que não conseguem trabalhar direito em virtude de possíveis privilégios as taxistas lotação. “Eles podem prestar serviço à Prefeitura, transportar crianças para escolas e nós somos multados por estar levando passageiros com o taxímetro ligado”, gritava um taxista.
Capitão Marcos Carvalho conversa com o superintendente da SMTT |
“Os administradores da Barra dos Coqueiros estão escolhendo quem come e quem passa fome e quem está no prejuízo são os bandeirinhas. Aqui não existe nem Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) para a gente recorrer de tantas multas”, reclamava outro lembrando que pelo Código Nacional de Trânsito, não existem taxis-lotação.
“Eu trabalho aqui há mais de cinco anos, todos os agentes me conhecem e sabem que trabalho de forma correta. Fiquei surpreso ao me deslocar com dois passageiros para Aracaju com o taxímetro ligado e ser multado por agentes da CPRV. Não estava trabalhando irregularmente porque a Prefeitura liberou que a gente transporte passageiros para Aracaju, desde que seja com o taxímetro ligado. Eu não estava me passando por lotação”, garante o bandeirinha Odirlei Santos de Azevedo.
TAC
Taxistas se reúnem em frente à sede da SMTT na Barra dos Coqueiros |
Os ânimos foram acalmados pelo capitão Marcos Carvalho que ouviu a categoria com atenção e em seguida conversou com o superintendente da SMTT Barra, Ronaldo Cardoso.
“Existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A SMTT deu um prazo para que houvesse um acordo entre as duas categorias, mas eles não conseguem se entender e a nós resta apenas cumprir o TAC determinando que os bandeirinhas podem levar quatro passageiros para Aracaju com os taxímetros ligados e os lotação deve sair com o passageiro específico e não pode ultrapassar um percurso determinado”, explica Ronaldo Cardoso garantindo que já existe Jari na SMTT da Barra dos Coqueiros e que os agentes da CPRv agiram dentro da jurisdição do município.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B