Taxistas de Aracaju e SMTT discutem atuação como lotação em Socorro

Reunião ocorreu nesta segunda-feira, 8 (Foto: Sintax)

Representantes do Sindicato dos Taxistas de Aracaju (Sintax) se reuniram com o superintendente da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT), Renato Telles, para apresentar discutir a atuação dos taxistas da capital no sistema de lotação de Nossa Senhora do Socorro.

José Airton dos Santos, que é segundo secretário do Sintax, explica que a proposta é permitir que 61 taxistas de Aracaju possam transporte passageiros entre a capital e Socorro, no sistema de lotação, atendendo a diversas linhas existentes nesta cidade. “Nossa proposta é que os taxistas levem e tragam passageiros entre Aracaju e Socorro, atuando em linhas que já existem no município, como Guajará, Fernando Collor, Parque dos Faróis, entre outras. Se houver a autorização, convocaremos os taxistas e faremos um sorteio para saber quem vai poder entrar no sistema de lotação em Socorro”, afirma.

Ainda de acordo com Airton, a participação dos taxistas de Aracaju no sistema de lotação de Socorro é também uma alternativa para fase difícil que vive a categoria. “Os taxistas vivem lutando contra a concorrência dos aplicativos, as hoje boa parte delas está quase falindo. Atualmente, são 2080 taxistas, dos quais, 200 já trabalham nos sistemas de lotação de alguns bairros de Aracaju”, conta.

Ao final da reunião, conforme o representante do Sintax, ficou definido que a SMTT de Aracaju vai se debater o assunto com a SMTT de Socorro e a cooperativa de táxi lotação de Socorro. A partir de então, é que os órgãos, juntos, decidirão a situação.

Relembre o caso

A Câmara de Vereadores de Socorro aprovou uma lei permitindo o acréscimo de 87 táxis lotação na cidade. Porém, o Sintax entende que a lei contraria um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado há alguns anos, que proibia o aumento das concessões de lotação. Para o Sintax, se houve crescimento na oferta de táxis lotação em Socorro, é justo que os táxis de Aracaju também possam atuar, fazendo os deslocamentos entre os dois municípios.

O Ministério Público Estadual está acompanhando a situação. No último dia 27 de julho, em reunião com a promotora Euza Missano, ficou acordado que as entidades e instituições públicas envolvidas nesta questão debateriam o assunto e apresentariam uma alternativa consensual para atender a comunidade de forma satisfatória.

por Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais