Os taxistas de veículos de lotação da cidade de Aracaju estão organizando uma manifestação na avenida Mariano Salmeron em protesto às irregularidades deste tipo de transporte. Segundo o manifestante Francisco de Paula, “o clandestino entra e sai da cidade sem problema nenhum. Não há uma providência da SMTT nesse sentido”. Arquivo InfoNet
Para Francisco, um outro problema grave é que aqueles que deveriam justamente impedir as irregularidades estão praticando a clandestinidade. Francisco contou que muitos policiais estão realizando transporte de passageiros entre Socorro, Aracaju e São Cristóvão. “E nós não podemos fazer nada. Ninguém vai brigar com policial correndo o risco deles puxarem uma arma e matarem a gente”, desabafou.
Uma outra reclamação é contra o diretor da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, Bosco Mendonça. Para os taxistas, Bosco tem se recusado a recebê-los por diversas vezes. Francisco argumentou que sempre que a categoria procura o superintendente, ele nunca pode recebê-los. “Pedimos a Bosco que resolva a situação. Por enquanto este é um pequeno aviso. Se a situação não for resolvida iremos fechar as entradas da cidade, doa a quem doer”, explicou Francisco de Paula.
De acordo com o capitão Lima Alves, responsável pela segurança no local, “tentaremos melhorar a fiscalização, que de fato não está satisfatória”. Lima disse que para a melhorar o policiamento, o trânsito será modificado na artéria onde há o maior fluxo de clandestinos.
A SMTT – De acordo com o assessor de Comunicação da SMTT, Jairo Alves, a informação de que o diretor do órgão se recusa a receber os taxistas é inverídica, “inclusive o presidente do Sindicato dos Taxistas está todo dia lá na SMTT. Ela está de portas abertas para receber todo mundo”.
Quanto ao problema dos táxis lotação de Socorro, a Prefeitura Municipal de Aracaju está esperando um posicionamento da Prefeitura de Socorro para resolver o problema do trânsito de taxistas entre as duas cidades. Jairo não soube dar mais informações sobre o protesto e afirmou que entraria em contato com a redação do Portal InfoNet quando tivesse mais dados sobre o assunto.