Taxistas fazem manifestação na porta da PMA

Taxistas se concentram em frente à PMA (Fotos: Portal Infonet)

Os taxistas de Aracaju realizaram uma manifestação na porta do Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos, sede da Prefeitura Municipal. Entre as reivindicações, destaca-se a inclusão de serviços de lotação na Zona Sul da capital no plano de mobilidade urbana. De acordo com o taxista José Edinaldo dos Santos Júnior, o Júnior Espanta, que integra a Comissão de Taxistas de Aracaju, o projeto foi entregue pessoalmente ao prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) em agosto do ano passado e até o momento, apesar de prometer posição antes do encerramento do ano, não houve resposta.

Pelo projeto, conforme explicações do taxista, o sistema de lotação para servir aos moradores da Zona Sul teria uma prestação de serviços diferenciada, com carros confortáveis, equipados com ar condicionado, acesso à internet e condutores uniformizados. “Iria harmonizar o sistema de transporte urbano como um todo e serviria para melhorar o sistema de lotação já existente na Zona Norte”, acredita o taxista.

O prefeito Edvaldo Nogueira teria ficado impressionado com a proposta, segundo o entendimento dos taxistas, e à época teria prometido analisá-lo com cautela para se manifestar ainda em 2017, antes do réveillon. “Mas até agora nada”, disse Júnior Espanta. Em protesto, os taxistas interditaram parte da rua Frei Luís Canolo de Noronha, na capital, onde está instalado o Centro Administrativo, e o tráfego de veículos foi contornado pela equipe da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Outras reivindicações

Júnior: taxistas esperam resposta desde o ano passado

Além da implantação do projeto de lotação Zona Sul, os taxistas cobram maior rigor da SMTT para fiscalizar o transporte público, de forma a impedir a atuação de condutores não autorizados a atuar no sistema. Os taxistas alegam que a Prefeitura de Aracaju está quebrando regras estabelecidas em Termo de Ajustamento de Conduta assinado por representantes do município e da categoria no Ministério Público Estadual, proibindo a liberação de novos alvarás.

A Prefeitura de Aracaju se manifestou através de nota, informando que os órgãos responsáveis pelo trânsito intensificarão a fiscalização no sistema de transporte e que as demais reivindicações dos taxistas estão sendo analisadas. A resposta, conforme a nota, só será dada após elaboração do plano de mobilidade urbana, que tem como prioridade o “estudo dos quatro corredores de mobilidade, que já estão com os recursos garantidos para execução da obra”.

Na nota, a PMA esclarece que, no “momento oportuno, toda a sociedade será convidada a dar sugestões sobre o trânsito que atendam a população de forma igualitária”. Representantes dos taxistas estiveram reunidos, nesta quarta-feira, 6, com o secretário municipal de Governo, Renato Teles, com o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Aristóteles Fernandes, e com o secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, coronel Luís Fernando Almeida. Ficou definido que as questões serão novamente debatidas em uma nova reunião, que acontecerá no mês de julho.

Por Cássia Santana

A matéria foi alterada às 15h14 para acréscimo de informações enviadas pela PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais