TCE investiga denúncia do BC contra o Banese

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) abriu processo para apurar denúncia formulada pelo Banco Central do Brasil (BC) de má aplicação dos recursos financeiros do Funaserp, do Ipes Previdência e do Ipes Saúde, pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese). A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira, 25, em sessão extraordinária do pleno. A matéria teve como relator o conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza que teve seu voto aprovado pelos demais conselheiros.

 

Segundo relato sucinto do BC, os recursos financeiros foram aplicados em investimentos que rendiam menos que as demais aplicações de mercado. O rendimento pago pelo banco girava em torno de 10% ao mês, enquanto as demais instituições do mercado pagavam entre 13% e 14% ao mês para investimentos idênticos, diz o relatório do BC encaminhado ao TCE.

 

A denúncia do Banco Central, formulada dia 28 de março deste ano, foi à apreciação do auditor Rafael Souza Fonseca e do procurador João Augusto Bandeira de Melo. Ambos opinaram pela abertura do processo por entenderem que pode ter havido danos ao erário público. Do relatório enviado pelo BC constam resumo das operações efetuadas pelo Banese de janeiro a setembro de 2004 e extrato das aplicações do Funaserp de junho a setembro de 2006 e do IPES de outubro a novembro de 2006, além de outros documentos. O objetivo do processo é apurar se houve realmente prejuízos para o erário.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais