Tentativa de fuga é frustrada no Cenam

Pedaços de ferro usados com arma pelos menores
Sete menores tentaram no final da tarde de hoje, 3, fugir do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam). Segundo informações da direção da unidade, eles serraram a grade da cela, em seguida, já do lado de fora, arrancaram a grade e utilizaram como instrumento para abrir um buraco na parede por onde pretendiam fugir.

Ao tentar conter a fuga, dois agentes de segurança da unidade foram atingidos. Um com uma pedrada na cabeça e outro com um ferimento no braço feito pelo pedaço da barra de ferro arrancada da grade. Com o buraco na parede, os menores visavam o acesso ao pátio para em seguida pular o muro e fugirem.

Segundo o coronel Antônio Sávio , diretor do Departamento do Sistema Penitenciário de Sergipe (Desipe), órgão responsável pela direção do Cenam, a ação dos agentes do Desipe foi técnica e que não foi necessária o uso de força. “Apenas negociamos e eles voltaram para as celas. A situação está sob controle”, disse ele,

O coronel negou que tanto ele quanto o diretor da unidade, tenente Toledo, tenham acionado a Companhia de Choque da Polícia Militar e da Rádio Patrulha para intervirem no principio de motim. “Quando cheguei aqui pedi que saíssem”. De acordo com ele, a tentativa de fuga foi contida apenas com o Grupo de Operações Penitenciárias (GOPE) e os guardas do Desipe.

Esta é a terceira vez, em pouco mais de um mês, que este mesmo grupo de menores tenta fugir da Cenam. A primeira vez utilizaram de chuço e atingiram um agente. Na semana passada tentaram mais uma vez, utilizando um pedaço de serra.

Representantes de órgãos de defesa da criança e do adolescente estiveram no local e informaram que os menores não relataram nenhuma agressão por parte dos agentes em represália a tentativa de fuga. Thiago Oliveira, presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente da OAB/SE informou que, mesmo com o não relato de agressões, os menores deverão fazer exame de corpo delito.

Desipe

Coronel Sávio
O diretor do Desipe informou que o órgão só deixará o comando do Cenam com a determinação do governador Marcelo Déda. “Temos um compromisso com o governador”, afirmou coronel Sávio. No último dia 29, o governador anunciou a saída do Desipe da direção do Cenam num prazo de 30 dias.

O coronel Sávio atribuiu a tentativa de fuga por conta da notícia da saída do Desipe da unidade. “Deixou eles agitados… eles ficaram agitados para tentar fugir, se amotinam!”. Para o diretor, é normal ocorrer esses fatos quando há perspectiva de mudança. Ele avisou que o órgão permanecerá até a equipe que substituirá na direção do Cenam tenha condições de assumir e dar continuidade ao trabalho.

Sávio assegurou que o tenente Toledo ainda não deixou a direção da unidade, tendo em vista que está aguardando sua substituição, apesar de ter entregue o cargo. “Só sairá com a indicação do novo diretor”, garantiu o coronel.

Por Paulo Rolemberg

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais