Tentativa de fuga no Cenam deixa quatro feridos

Por volta das 8h da manhã, horário de visita no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam), cinco adolescentes contidos no local iniciaram uma tentativa de fuga que logo se tornou uma rápida rebelião. Um agente educador foi ferido com cabo de vassoura e três adolescentes se machucaram durante a contenção. Todos foram prontamente atendidos por uma unidade do Samu que chegou ao local.

A rebelião durou cerca de 25 minutos e foi contida pelo Choque, grupamento da Polícia Militar. Ainda não se sabe o motivo que levou os adolescentes em conflito com a lei a tentar uma rebelião. O diretor do Cenam, José Luiz Ferreira, disse que inicialmente os jovens estavam calmos e que não houve briga interna. “Não havia motivos para uma rebelião. Depois eu vou me reunir com eles para saber o que houve, qual o problema que está acontecendo”, complementou.

Atualmente existem 43 contidos no Cenam, sendo que aproximadamente 20 participaram da rebelião. “Os outros estão perto de sair e normalmente não querem se envolver nesse processo”, explicou Luiz. Familiares dos adolescentes estavam na frente do Centro esperando notícias.

“Ninguém falou nada ainda pra gente. Agora nós vamos ter que passar um mês sem ver nossos filhos por causa de uma cela que quis fugir. Meu filho diz que não participa disso. Ele fala que só sai com o alvará”, desabafou Maria Gicelma Barbosa, doméstica,  mãe de um adolescente de 18 anos.

Medidas

Familiares esperam notícias dos contidos na porta do Cenam
Perguntado se as condições oferecidas aos contidos seriam as ideais, o diretor do Cenam foi franco. “Eu estaria sendo hipócrita se dissesse que sim. O que a gente tem são condições precárias de vários anos de deterioração do patrimônio. Estamos agora com uma boa equipe, e alguns projetos de reforma para transformar o local numa unidade modelo”, disse.

José Luiz Ferreira assumiu a direção da unidade há 15 dias, e fala que tem uma nova concepção para o tratamento dos adolescentes em conflito com a lei. “Estamos tentando suprir todo o tempo que eles tinham vago com aulas, palestras e educação de ensino fundamental e médio. A idéia é que eles saiam daqui com alguma atividade profissional, para que não acabem novamente indo de encontro à lei”, disse Luiz.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais