“O papel da educação no combate ao trabalho infantil” é tema de seminário que será realizado em Itabaiana, nesta quarta-feira, 11, no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Organizado pela Superintendência Regional do Trabalho em Sergipe, o objetivo é reunir os órgãos envolvidos na rede de proteção da criança e adolescente, como também discutir a situação do trabalho infantil no Estado.
Itabaiana, a 56 quilômetros de Aracaju, foi escolhida por ser o principal foco de trabalho infantil em diversas atividades. Um ato público alusivo ao Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil encerrará o evento. O seminário será aberto às 14h, com a presença dos órgãos parceiros, como a DRT, Ministérios Públicos do Trabalho e Estadual, Prefeitura de Itabaiana e Unicef.
Haverá ainda apresentação do Peti de Itabaiana e logo após a palestra “As ações do Ministério do Trabalho e Emprego para o combate ao Trabalho Infantil”, ministrada pelo superintendente regional do Trabalho e Emprego de Sergipe, José Guedes Fontes. Depois, representantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Itabaiana falarão sobre resultados obtidos na cidade e as experiências bem sucedidas.
Na quinta-feira, o seminário prossegue pela manhã. O promotor do Ministério Público do Trabalho, Mário Cruz, e o promotor do Ministério Público Estadual, Emerson Oliveira, falarão sobre as ações e contribuições do MP no enfrentamento do trabalho infantil.