|
Guindaste desabou para área externa ao canteiro de obras (Fotos: Ícaro Novaes/Portal Infonet) |
O desabamento de um guindaste provocou a morte de dois operários da construção civil e deixou outros quatro durante a tarde desta quinta-feira, 23. A tragédia teria ocorrido quando cinco operários estavam no guindaste desmoldando a grua, que se rompeu, despencando-se da estrutura base. A área foi evacuada pelo Corpo de Bombeiros e o acesso ao local do acidente foi permitido apenas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar. O canteiro de obras fica localizado no conjunto Santa Lúcia, bairro Jabotiana, onde a construtora Norcon ergue o condomínio Encantos do Bosque.
As vítimas que faleceram foram identificadas, segundo o Samu, como José Conceição Araújo Santos, 28 anos, e Erisvaldo Freitas de Oliveira, 44 anos.
Por meio de nota, o Samu informou também que realizou o atendimento de Vandir Quintiliano, 42 anos, que estava consciente, orientado, com dor no pé direito; Rivaldo dos Santos, 32 anos, com dor em membros inferiores, consciente, verbalizando; Orisvaldo Oliveira Dantas Filho, 32 anos, com dor em quadril e em membro superior; e Edmilson Correia dos Santos, 32 anos, c0onsciente, orientado, com escoriações, dor em membro inferior. Todos eles foram enviados para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
Preocupação
|
Raimundo: "grua se rompeu" |
O presidente do Sindicato da Construção Civil, Raimundo Luiz Reis esteve no local para conversar com os funcionários e prestar solidariedade as vítimas e seus familiares. “Infelizmente tiveram essas duas vítimas fatais e outras quatros levadas ao Huse. No momento só sabemos que a grua se rompeu e os operários estavam em cima dela. Vamos aguardar a perícia falar se houve falha mecânica, humana ou outro fator que contribuiu com o acidente. O Sindicato está aqui dando apoio aos trabalhadores e prestando solidariedade as vítimas e familiares. Também daremos assistência no que for preciso a essas pessoas”, garantiu Raimundo.
Assustados, os demais trabalhadores da obra não sabem dizer como ocorreu o acidente, pois a área de operação do guindaste é isolada. Paulo de Carvalho trabalhava dentro do edifício quando ocorreu a tragédia. “Ninguém fica observando o serviço deles porque a área é isolada, mas quando escutamos a zoada, tomamos um susto e fomos correndo pra ver. Sempre vinha pessoal mexer na máquina, colocar graxa, mas esse tipo de acidente só ocorre porque tinha que acontecer”, lamenta.
|
Assustado, Paulo acredita que acidente foi fatalidade |
Norcon
A Construtora Norcon se pronunciou por meio de nota enviada à imprensa e lamentou o óbito dos dois funcionários. A empresa destacou que prestará assistência aos demais hospitalizados e se comprometeu em apurar a ocorrência.
Confira nota na íntegra:
"A construtora lamenta o falecimento de dois dos seus colaboradores e presta assistência médica e psicológica para os quatro feridos e todos os familiares dos envolvidos. Informaainda que os colaboradores que trabalhavam na desmontagem da grua utilizavam equipamentos de proteção individual e coletiva. Por seguir rigorosamente as normas de segurança do trabalho e saúde, a empresa apura tecnicamente a ocorrência".
|
Vítima é socorrida ainda com vida |
Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B