Tragédia com guindaste provoca a morte de dois operários

Guindaste desabou para área externa ao canteiro de obras (Fotos: Ícaro Novaes/Portal Infonet)

O desabamento de um guindaste provocou a morte de dois operários da construção civil e deixou outros quatro durante a tarde desta quinta-feira, 23. A tragédia teria ocorrido quando cinco operários estavam no guindaste desmoldando a grua, que se rompeu, despencando-se da estrutura base. A área foi evacuada pelo Corpo de Bombeiros e o acesso ao local do acidente foi permitido apenas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar. O canteiro de obras fica localizado no conjunto Santa Lúcia, bairro Jabotiana, onde a construtora Norcon ergue o condomínio Encantos do Bosque.

As vítimas que faleceram foram identificadas, segundo o Samu, como José Conceição Araújo Santos, 28 anos, e Erisvaldo Freitas de Oliveira, 44 anos.

Por meio de nota, o Samu informou também que realizou o atendimento de Vandir Quintiliano, 42 anos, que estava consciente, orientado, com dor no pé direito; Rivaldo dos Santos, 32 anos, com dor em membros inferiores, consciente, verbalizando; Orisvaldo Oliveira Dantas Filho, 32 anos, com dor em quadril e em membro superior; e Edmilson Correia dos Santos, 32 anos, c0onsciente, orientado, com escoriações, dor em membro inferior. Todos eles foram enviados para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Preocupação

Raimundo: "grua se rompeu"

O presidente do Sindicato da Construção Civil, Raimundo Luiz Reis esteve no local para conversar com os funcionários e prestar solidariedade as vítimas e seus familiares. “Infelizmente tiveram essas duas vítimas fatais e outras quatros levadas ao Huse. No momento só sabemos que a grua se rompeu e os operários estavam em cima dela. Vamos aguardar a perícia falar se houve falha mecânica, humana ou outro fator que contribuiu com o acidente. O Sindicato está aqui dando apoio aos trabalhadores e prestando solidariedade as vítimas e familiares. Também daremos assistência no que for preciso a essas pessoas”, garantiu Raimundo.

Assustados, os demais trabalhadores da obra não sabem dizer como ocorreu o acidente, pois a área de operação do guindaste é isolada. Paulo de Carvalho trabalhava dentro do edifício quando ocorreu a tragédia. “Ninguém fica observando o serviço deles porque a área é isolada, mas quando escutamos a zoada, tomamos um susto e fomos correndo pra ver. Sempre vinha pessoal mexer na máquina, colocar graxa, mas esse tipo de acidente só ocorre porque tinha que acontecer”, lamenta.

Assustado, Paulo acredita que acidente foi fatalidade

Norcon

A Construtora Norcon se pronunciou por meio de nota enviada à imprensa e lamentou o óbito dos dois funcionários. A empresa destacou que prestará assistência aos demais hospitalizados e se comprometeu em apurar a ocorrência.

Confira nota na íntegra:

"A construtora lamenta o falecimento de dois dos seus colaboradores e presta assistência médica e psicológica para os quatro feridos e todos os familiares dos envolvidos. Informaainda que os colaboradores que trabalhavam na desmontagem da grua utilizavam equipamentos de proteção individual e coletiva. Por seguir rigorosamente as normas de segurança do trabalho e saúde, a empresa apura tecnicamente a ocorrência".

Vítima é socorrida ainda com vida

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais