Transfobia: cantora vai ser ouvida pelo DAGV na próxima semana

0
Isis Broken denunciou a Funcap por suposto crime de transfobia (Foto: Leandro Martins)

A cantora sergipana Isis Broken, que denunciou a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE) por suposto crime de transfobia institucionalizada, será ouvida na próxima semana pela delegada Meire Mansuet, responsável pelo caso denunciado no último dia 26 de novembro.

A artista trans recebeu a intimação na manhã desta quinta-feira, 3, e irá prestar depoimento no Departamento de Atendimento a Grupo Vulneráveis (DAGV). “Vou levar todas as provas que tenho da ação transfóbica por parte da Funcap que mesmo não tendo erro na inscrição e eu fazendo vários pedidos, manteve meu nome de batismo no resultado do edital. Isso foi muito humilhante”, declara Isis.

A delegada Meire Mansuet informa que primeiro vai coletar o depoimento de Isis e depois vai agendar o depoimento do representante da Funcap.

Em nota a Funcap informou que a presidente, Conceição Vieira, está a disposição para qualquer esclarecimento,  e que foi solucionado o problema e colocado o nome artístico da cantora que, inicialmente, não estava. “Como dito em outras oportunidades, queremos garantir a ela o direito, a visibilidade e fortalecer a sua arte, com a garantia de oportunidades, que essa é a função do Governo, não só com a Lei Aldir Blanc, mas com todas as políticas aqui desenvolvidas”, diz a nota.

Entenda

A artista sergipana Isis Broken registrou queixa-crime no dia 26 de novembro no DAGV em desfavor da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE). A artista denunciou crime de transfobia institucionalizada.

De acordo com a artista, a Funcap adotou uma atitude transfóbica durante a divulgação oficial do resultado da lista de selecionados e excedentes dos editais lançados referentes à Lei Aldir Blanc, explicitando, publicamente, o nome de batismo de Isis. A jovem alega que pediu para corrigir o nome, mas a Funcap não atendeu.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais