Em menos de uma semana, cerca de 10 pingüins foram encontrados na costa sergipana. Muitos deles estão vindo debilitados e poucos sobrevivem às condições às quais eles não estão acostumados. Desse total, apenas três sobreviveram e estão recebendo os cuidados necessários. Pinguins encontrados nas praias de Sergipe
A explicação do veterinário do Oceanário de Aracaju, Eduardo Melo, para a vinda dessas aves, pouco comuns no litoral sergipano, é ida deles para o norte, a fim de se alimentar. “A espécie encontrada é a do pingüim de Magalhães, que normalmente habitam a Patagônia”, diz.
Eduardo completa que “com a variação da temperatura nessa época, as aves se deslocam de seu lugar de origem em busca de alimentos e acabam pegando a corrente marítima errada. Por isso o registro crescente dessas espécies não só em Sergipe, mas em toda a costa nordestina, em especial de Pernambuco para baixo”, destaca.
O especialista diz ter observado esse evento desde o último dia 21. Entre os registros, três foram encontrados mortos nesta segunda-feira, 28. Os locais onde as aves foram capturadas foram a praia do Mosqueiro, Sarney, Pacatuba e Pirambu.