A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) informa que três praias localizadas na capital sergipana estão impróprias para banho e a recomendação do órgão é que a população evite essas praias para recreação e banho.
As praias do Hawaizinho (Atalaia) , dos Artistas (Coroa do Meio) e o Banho Doce (entre Atalaia e Aruana) devem ser evitadas até que o órgão faça outro teste e confirme a balneabilidade da água nessas três localidades. As demais praias sergipanas, apesar das manchas provocadas pela substância oleosa, estão próprias para banho, segundo o órgão.
No dia 24 de outubro, o Ministério Público Estadual (MPE) determinou que a Adema não divulgasse mais relatórios atestando a balneabilidade da praia. O presidente do órgão, Gilvan Dias, explica que a Adema realiza esse teste há 40 anos nas praias de Sergipe e divulga a balneabilidade conforme manda a lei.
“A interdição de uma praia pode acontecer por conta da balneabilidade ou por um derrame de óleo, claro, que são feitas as análises para verificar a presença dessa substância e os danos. Várias praias foram interditadas, mas não podemos interditar 163 quilômetros de praia ou deixar de publicar o relatório de balneabilidade. Nós monitoramos todos os dias as praias, e as que estão com presença maior de óleo, estamos interditando, colocando placas e orientando a população a não utilizar esses locais para recreação, mesmo não estando imprópria para banho por conta da balneabilidade”, esclarece.
Por Karla Pinheiro
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B