A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) prevê para janeiro de 2011 o início da operação dos novos radares e lombadas eletrônicas que estão sendo trocados em diversos pontos da capital. Os antigos, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão, já estavam sem manutenção por serem ultrapassados e porque a empresa não conseguiu vencer a nova licitação. Os aparelhos devem funcionar em um período de testes, para depois começar a aplicar as multas aos motoristas imprudentes. Em alguns pontos há a substituição dos equipamentos; em outros, instalação (Fotos: Portal Infonet)
Atualmente existem 60 radares e lombadas em toda a capital. Mas esse número pode ultrapassar 80, pois há alguns estudos que apontam a necessidade de instalação deles em novas áreas da capital. Os novos aparelhos, de acordo com Jairo Alves, assessor do órgão, são os mais
modernos e, além de enviar a multa automaticamente para a SMTT, através de um sistema online, também vão flagrar veículos em situação irregular, como os que têm chassi adulterado ou placas frias. Novos aparelhos trasmitirão as ocorrências online
Nesta segunda-feira, 6, Alves explicou que apesar de serem mal vistos pelos condutores, os radares e lombadas são necessários para que os motoristas respeitem a legislação de trânsito. “A sinalização regular muitas vezes não resolve, e infelizmente essa é a medida para que o número de acidentes em alguns pontos diminua Não temos como colocar um guarda em cada local, por 24 horas. Se a via apresenta problemas, mesmo com a sinalização regular, nós vamos instalar o radar”, explica.
Número de equipamentos instalados na capital devem subir de 60 para 80 |
Além da fiscalização eletrônica e dos guardas da SMTT, o órgão conta, atualmente, com uma central de monitoramento 24 horas com câmeras espalhadas em 12 pontos da capital. Dois agentes se revezam no acompanhamento das imagens, que agilizam a resolução de problemas. Jairo informa, ainda, que a SMTT emitirá comunicados quando do período de destes dos equipamentos, que ainda serão aferidos pelo Inmetro.
Por Diógenes de Souza e Kátia Susanna
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