Troca deve aumentar o número de radares nas ruas da capital

Em alguns pontos há a substituição dos equipamentos; em outros, instalação (Fotos: Portal Infonet)
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) prevê para janeiro de 2011 o início da operação dos novos radares e lombadas eletrônicas que estão sendo trocados em diversos pontos da capital. Os antigos, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão, já estavam sem manutenção por serem ultrapassados e porque a empresa não conseguiu vencer a nova licitação. Os aparelhos devem funcionar em um período de testes, para depois começar a aplicar as multas aos motoristas imprudentes.

Atualmente existem 60 radares e lombadas em toda a capital. Mas esse número pode ultrapassar 80, pois há alguns estudos que apontam a necessidade de instalação deles em novas áreas da capital. Os novos aparelhos, de acordo com Jairo Alves, assessor do órgão, são os mais

Novos aparelhos trasmitirão as ocorrências online
modernos e, além de enviar a multa automaticamente para a SMTT, através de um sistema online, também vão flagrar veículos em situação irregular, como os que têm chassi adulterado ou placas frias.

Nesta segunda-feira, 6, Alves explicou que apesar de serem mal vistos pelos condutores, os radares e lombadas são necessários para que os motoristas respeitem a legislação de trânsito. “A sinalização regular muitas vezes não resolve, e infelizmente essa é a medida para que o número de acidentes em alguns pontos diminua Não temos como colocar um guarda em cada local, por 24 horas. Se a via apresenta problemas, mesmo com a sinalização regular, nós vamos instalar o radar”, explica.

Número de equipamentos instalados na capital devem subir de 60 para 80

Além da fiscalização eletrônica e dos guardas da SMTT, o órgão conta, atualmente, com uma central de monitoramento 24 horas com câmeras espalhadas em 12 pontos da capital. Dois agentes se revezam no acompanhamento das imagens, que agilizam a resolução de problemas. Jairo informa, ainda, que a SMTT emitirá comunicados quando do período de destes dos equipamentos, que ainda serão aferidos pelo Inmetro.

 

 

Por Diógenes de Souza e Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais