Trote é brincadeira, mas em alguns casos pode se tornar coisa séria. Durante algum tempo, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) realizou um levantamento das ligações que eram efetuadas para o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil. Do total de ligações com denúncias e chamados, pelo menos 55% das ligações eram falsas. Destes, os números campeões em recebimento de trotes são o 190 (Polícia Militar), com 75% de falsos chamados.
O Serviço de Informações da Polícia Civil (0800-79-00147) é o número menos afetado, com 30%. Porém, isso não diminui os prejuízos causados. Porém, a SSP constatou, também, que a maioria dos trotes são passados por adolescentes com menos de 15 anos. E como punir essas crianças? O artigo 266 do Código Penal pune qualquer tipo de ligação telefônica que perturbe o serviço: as penas podem variar de multa à detenção por três anos.
Mas os menores não podem receber as punições. Restou, então, ao chefe do COPOM da Polícia Militar, tenente Ferreira, sugerir a criação de uma campanha de esclarecimento aos jovens. O objetivo é mostrar que esse tipo de brincadeira pode ter consequências sérias.
“Os prejuízos vão das despesas com o acionamento de equipes para ocorrências falsas à demora ou não de atendimento em situações reais da Segurança Pública e socorro. Um grande número de pessoas deixa de ser atendida todo mês por causa dos trotes. Veículos da polícia e dos bombeiros percorrem sem necessidade vários quilômetros por dia devido a esses abusos”, informa uma reportagem produzida pela SSP.
Em Cuiabá, Mato Grosso, os policiais começaram a visitar escolas e realizar mutirões. O sistema de segurança possui dispositivos que permitem identificar e gravar a voz do infrator (menos com o Disque-Denúncia, da Polícia Civil, cujo serviço é sigiloso e a pessoa que liga não precisa se identificar). No Estado, muitos pais receberam uma intimação pedindo para que comparecessem à delegacia para prestar esclarecimentos sobre ligações partidas de determinado número. Hoje, os trotes diminuíram consideravelmente na cidade.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B