No dia 11 de outubro, o TRT da 20ª Região (TRT/SE), sediará o seminário “Trabalho Escravo Contemporâneo e Tráfico de Pessoas: Ações de Enfrentamento”. O evento, uma ação do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho de Migrante, que no âmbito do TRT/SE tem como gestores o desembargador Jorge Antônio Andrade Cardoso e o juiz Henry Cavalcanti de Souza Macedo, será realizado no auditório da sede do Regional (prédio amarelo) e contará com uma programação diversificada, que abordará o combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas, reunindo especialistas da área jurídica, acadêmica e social. A participação no evento é gratuita e a inscrição pode ser feita AQUI ou pelo QR Code:
A abertura do seminário acontece às 8h30, com apresentação do Coral 20ª Voz, seguida de uma palestra do ministro Augusto César Leite de Carvalho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), doutor em Direitos Sociais pela Universidade de Castilla-La Mancha, na Espanha. Também será discutida a “Luta das Trabalhadoras Domésticas por um Trabalho Digno”, com a participação da sindicalista e ativista Creuza Maria Oliveira.
Após o intervalo, às 10h30, haverá uma apresentação cultural intitulada “Resistência em Movimento”, que trará uma coreografia de Laís Santana e Alexandre Santos. Em seguida, o professor Ricardo Rezende Figueira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), discutirá a questão da “Escravidão no Campo e na Cidade: Invisível?”.
O evento será finalizado com a palestra de Manoel Adroaldo Bispo, procurador do Trabalho, que abordará a “Rede de Atendimento às Vítimas do Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas”. Além disso, ocorrerá o lançamento do e-book “Trabalho Escravo Contemporâneo: Desafios, Invisibilidade e Ações de Enfrentamento em Sergipe”, de autoria de Shirley Silveira Andrade, Cristiana Barbosa Santana, José Lucas Santos Carvalho e Nataly Mendonça dos Santos.
O seminário é ainda uma realização do TRT da 20ª Região, da Escola Judicial do TRT/SE (Ejud-20) e dos Programas de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade e Trabalho Seguro, conta com a colaboração da Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Grupo de Pesquisa e Extensão em Trabalho Escravizado Contemporâneo (Getec), e com o apoio do Grupo Interinstitucional da 20ª Região (Getrin-20), do Ministério Público do Trabalho (MPT), da AMATRA XX, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Polícia Federal (PF).
Fonte: TRT20
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B