Tubarão raro é encontrado em praia da Barra dos Coqueiros

O tubarão-boca-grande (Megachasma pelagios) é uma espécie de tubarão extremamente rara de águas profundas

O tubarão-boca-grande encontrado em Sergipe mede aproximadamente 4,60 m de comprimento, e é um macho (Foto: Projeto Tamar)

Um tubarão foi encontrado morto na Praia da Costa no município de Barra dos Coqueiros na sexta-feira, 4. A informação foi confirmada pelo Projeto TAMAR e Fundação Mamíferos Aquático (FMA) neste sábado, 5.

O animal foi localizado durante monitoramento regular realizado pela Fundação Projeto TAMAR nas praias do litoral sergipano. Segundo o TAMAR, o animal encontrado em Sergipe mede aproximadamente 4,60 m de comprimento, e é um macho.

Os pesquisadores colheram amostras e realizaram análises para posterior preparação do exemplar para exposição no Projeto TAMAR em Aracaju.

O animal surpreendeu moradores e visitantes da localidade e chamou atenção pelo tamanho.

Registros

O tubarão-boca-grande (Megachasma pelagios) é uma espécie de tubarão extremamente rara de águas profundas e  se alimenta de plâncton. Existem poucos registros dessa espécie no mundo, apenas 273 indivíduos confirmados. No Brasil, esse é o 4º exemplar a ser encontrado, segundo do Nordeste.

Essa atividade teve a participação de outras instituições parceiras, desde a retirada do animal da praia até coleta de dados; a exemplo da Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Alagoas, Meros do Brasil, Fundação Mamíferos Aquáticos e Mineral Engenharia, ENEVA e Centro TAMAR/ICMBio.

por Aisla Vasconcelos

*A matéria foi alterada às 14h31 do dia 05/07 para acréscimo de informações do Projeto Tamar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais