Evento teve mensagens que ajudam a identificar relacionamentos abusivos (Foto: Portal Infonet) |
Um ato foi realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS) na noite desta segunda-feira, 17, contra a banalização de casos de feminicídio e violência contra a mulher. A motivação do evento foi mais um caso de feminicídio: a morte de Yasmin Santos Costa, de 19 anos, assassinada pelo namorado.
Estudantes e professores participaramm, além da família da vítima. Com o tema ‘Yasmin Costa – Presente’, o ato propõe uma reflexão sobre a naturalização do machismo e casos de violência contra a mulher. “É importante que a gente possa conversar sobre sobre machismo e relacionamentos abusivos com nossos parceiros e crianças. Precisamos que todos falem sobre o assunto. Está no imaginário masculino o sentimento de posse, que a mulher precisa se submeter às regras dos homens, então é preciso que eles também reflitam sobre isso”, comenta Thaty Meneses, uma das organizadoras do movimento.
Thaty Meneses, uma das organizadoras, fala que uma das soluções é debater o machismo (Foto: Portal Infonet) |
Os participantes se vestiram de preto e utilizaram fitas pretas em sinal de luto. A intervenção tem caráter de concentração, com roda de conversas e abordagem corpo a corpo.
O caso
Yasmin Costa foi assassinada com golpes de arma branca no último dia 10, por seu namorado. O crime aconteceu no bairro Coroa do Meio, zona sul da capital.
Segundo informações da família de Yasmin, não haviam sinais de abuso no relacionamento, que durava cerca de um ano.
Por Victor Siqueira e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B