UFS oferta vagas em diversas áreas para o mestrado e o doutorado

(Foto: Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) está com inscrições abertas para Processos Seletivos Stricto Sensu, ofertando vagas em diversas áreas para o mestrado e o doutorado. Pelo SIGAA é possível visualizar as informações de cada processo, como o curso a que se refere, o período de inscrição, arquivos associados, como editais e manuais, instruções e o formulário de inscrição para os candidatos.

Conforme o coordenador de pós-graduação da UFS, Gladston Rafael de Arruda Santos, a pós-graduação da universidade oferece as vagas via seleção. “Tanto para o mestrado quanto para o doutorado há o processo seletivo. O discente tem um número de créditos a cursar e, no final, tem a apresentação da dissertação, no caso do mestrado, e da tese, no caso do doutorado. A pós-graduação abrange todas as áreas do conhecimento, possibilitando que egressos tanto da UFS quanto de outras instituições, da graduação, possam participar dos programas de mestrado. Egressos de programas de mestrado da UFS ou de outras instituições podem participar dos programas de doutorado. Então há um público bem amplo que pode participar da nossa pós-graduação”, destaca Gladston.

O coordenador informa que o ingresso é baseado em processo seletivo. “São lançados os editais pelos programas duas vezes ao ano, inicialmente a partir de abril visando a entrada no segundo semestre letivo do ano vigente e depois a partir de setembro visando a entrada no primeiro semestre letivo do ano subsequente. Os editais são publicados e cada edital descreve como é o processo seletivo em relação à documentação e às etapas. O candidato se inscreve, passa pelas etapas, tem sua aprovação e efetivamente no início do semestre letivo realiza a sua matrícula na instituição”, explica.

Editais

Gladston comenta que os editais de processo seletivo são lançados em dois formatos, um voltado à comunidade em geral, denominado “Vagas para a Comunidade” no qual são ofertadas vagas para a ampla concorrência, todos que atendam aos critérios podem se inscrever, e outro com oferta de vagas institucionais. “No edital destinado a comunidade temos a aplicação das ações afirmativas como obrigatória para todos os programas”.

“Sobre o edital institucional, este é voltado exclusivamente para servidores da UFS, do Instituto Federal de Sergipe, da Fapitec e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. No caso do IFS, Fapitec e Ebserh, há convênios firmados entre a universidade e esses órgãos, que permitem que servidores dessas instituições se inscrevam no edital institucional, o que não impede que, caso o servidor queira, se inscreva no edital para a comunidade. O processo seletivo nesse edital institucional é o mesmo, aplicado no edital destinado a comunidade, onde as etapas que são cumpridas são as mesmas. Desta forma a distinção entre os editais é o público alvo”, pontua o coordenador.

De acordo com ele, a universidade hoje possui 58 programas de pós-graduação, destes 45 são cursos de mestrados e 20 são doutorados. “A maioria deles tem doutorado e também tem o mestrado, desses doutorados 3 são em rede, tendo ainda 10 mestrados profissionais, sendo 6 em rede, então o número de pós-graduações hoje na universidade é muito grande”, afirma.

Desempenho

Recentemente, a Universidade Federal de Sergipe conheceu os resultados da aferição dos seus programas de pós-graduação. A avaliação, feita a cada quatro anos, é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros.

“Em relação à avaliação quadrienal, o desempenho da universidade foi muito satisfatório. Estamos muito felizes, porque em média 42% dos programas melhoraram de nota, subiram suas notas. Temos dois programas com conceito 6, o que para a universidade é muito interessante, e passamos a ter um maior número dos programas concentrados nos conceitos 4 e 5. É um volume significativo na pós-graduação. E consequentemente, temos um número menor agora de programas no conceito 3. Os programas melhoraram de nota, evoluíram, se consolidaram e, com isso, ocorre a atração de um maior número de candidatos para se inscreverem nos processos seletivos para os nossos programas de pós-graduação”, comenta Gladston.

“Observamos ainda que, com a elevação da nota, vários deles se tornaram habilitados para enviar proposta de doutorado, considerando o calendário vigente da CAPES para APCN. Então imagine o que a Universidade ainda pode ganhar em termos acadêmicos com a submissão e aprovação dessas propostas do doutorado ? Nosso objetivo é dar apoio aos mestrados já existentes, suporte ou abertura de novos programas em áreas estratégicas para a UFS e consolidar o maior número de programas de doutorado possível”, enfatiza.

Fonte: Ascom UFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais