![]() |
Cerca de mulheres compõem as turmas que participam do programa (Foto: Divulgação) |
Que tal uma deliciosa sobremesa à base de casca de banana, ou de melão, ou ainda um suco feito com alface? São receitas nutritivas, baratas e fácies de fazer que estão sendo ofertadas pelo Programa Cozinha Brasil, do Serviço Social da Industria (SESI). As aulas são uma parceria da Prefeitura de Umbaúba com a instituição e acontecem no Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) Astéria Fontes Góis.
O Programa foi implantado no Estado em 2005, e, desde então, o curso de aproveitamento integral dos alimentos está sendo ofertado à população. Atualmente, mais de 24 mil pessoas já participaram do projeto, afirma a nutricionista Larissa Simões, instrutora do SESI.
A iniciativa tem como foco principal estimular o reaproveitamento dos bagaços dos alimentos, que possuem alto valor nutritivo. “O valor nutricional de frutas e legumes não é novidade. O que as pessoas não sabiam é que as cascas, folhas e talos de alguns desses alimentos possuem nutrientes, muitas vezes, em quantidades superiores as da própria polpa. Além disso, diminuir o desperdício é um atalho rumo à economia”, destaca a nutricionista.
Pratos
Os mais variados e exóticos pratos são elaborados no curso, entre eles estão macarrão ao molho de melancia; sopa, quiche e bolo de abóbora; brigadeiro e bolo de casca de banana; além de sobremesas e sucos, como merengue de casca de banana; suco de melancia com hortelã e suco de couve com polpa de maracujá. As aulas têm duração de 10 horas e são dividas em quatro dias durante a semana.
Os participantes também recebem um kit com pasta, caderno, lápis e borracha. Até o momento, as turmas foram formadas por 240 mulheres, entre elas, donas de casa e merendeiras da rede municipal de ensino. "O curso cria perspectivas de geração de renda com boa lucratividade para quem optar por transformar o conhecimento adquirido em negócio. Por isso, achamos importante trazê-lo para a nossa comunidade", destaca a assistente social, Joira Fernandes.
O curso é gratuito e para os interessados as inscrições estão abertas na sede do CRAS, que fica na rua Aniceto Lima, nº51, Centro da cidade, ou pelo email crasumbauba@ig.com.br. Os horários das aulas são das 13h às 15h; das 16h às 18h30m; e das 19h30 às 22h e, ao final, os participantes que marcaram 75% de freqüência ganham certificado e mais um kit didático.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Umbaúba
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B