Vacinação contra febre aftosa será suspensa em Sergipe em maio

As regiões foram reconhecidas como livres de febre aftosa sem vacinação (Foto: MAPA)

A vacinação de rebanhos contra a febre aftosa será suspensa em Sergipe a partir do dia 2 de maio. A decisão foi oficializada após o estado ter sido reconhecido como uma das 17 unidades federativas do Brasil livres da doença.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), através da Portaria nº 665 de 21 de março, o armazenamento e a comercialização das vacinas contra a febre aftosa, para estados que estão promovendo a vacinação, estão proibidos. Apenas os locais autorizados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) são exceção e poderão realizar essas atividades.

Além disso, a compra de novos animais, incluindo o comércio entre estas unidades federativas, também foi suspensa.  A medida segue até que a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) os reconheça oficialmente como livres da doença. 

Durante este período, a aquisição dos animais poderá ser feita apenas de zonas livres de febre aftosa com vacinação para abate ou exportação. Os animais deverão ingressar por locais autorizados pelo SVO, cumprindo medidas específicas como transporte em veículos lacrados e encaminhamento direto para estabelecimento de abate ou de pré-embarque que tenham sido inspecionados pelos órgãos oficiais.

As unidades de Federação reconhecidas como livres da febre aftosa são: Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

 

Com informações da Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais