Vai viajar? Evite problemas seguindo recomendações

Condutor deve se precaver antes de pegar a estrada (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O mês de janeiro é, quase sempre, época de reunir amigos e família em férias. Para muitos, isso significa pegar a estrada e enfrentar vários minutos e até horas de viagem – um esforço que pode valer a pena, mas que sempre envolve o risco de incômodos ou até de acidentes.

Para evitar surpresas no trânsito, é preciso se precaver e ter alguns cuidados antes e durante o trajeto. “Temos muitos casos de famílias com viagens frustradas por conta de uma CNH [Carteira Nacional de Habilitação] vencida há mais de 30 dias”, afirma o chefe de comunicação da Polícia Rodoviária Federal em Sergipe (PRF/SE), o inspetor Flávio Vasconcelos. Confira abaixo algumas das precauções que devem ser tomadas por quem vai viajar de carro.

Confira a documentação

Como diz Vasconcelos, é preciso observar se a carteira de habilitação do motorista estará regular no período do deslocamento. Mas só isso não basta: a papelada do carro deve estar em ordem, o que significa que o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotes (IPVA) tem que estar pago e o documento de propriedade do carro, acessível aos oficiais durante as paradas policiais na estrada.

Providencie a autorização de viagem para crianças desacompanhadas dos pais

Havendo alguma criança desacompanhada dos responsáveis ou parentes em até terceiro grau na carona, também é preciso ter cuidado. Se a viagem for para além da comarca vizinha à de residência do menino ou menina, é preciso autorização judicial.

Planeje o roteiro

“O motorista deve se perguntar: ‘para onde eu vou? São quantos quilômetros? Quais os pontos de apoio em que eu vou parar no meio do caminho? A estrada é boa?’”, recomenda Flávio. Com ferramentas online como o Google Maps, que indicam os melhores caminhos para se ir de um ponto geográfico a outro, a tarefa ficou mais fácil. O inspetor também aconselha o uso do serviço telefônico da PRF, disponível pelo número 191. “A pessoa pode ligar para tirar dúvidas e receber informações sobre a estrada por onde ela vai viajar – saber se é sinuosa, se tem postos de gasolina”, comenta.

Faça uma revisão preventiva do veículo

Feito tudo isso, o motorista deve ainda realizar uma revisão preventiva em seu veículo. Na própria garagem de casa já dá para fazer uma avaliação básica de alguns itens essenciais. Podem ser facilmente checadas as condições dos pneus e do estepe, o nível da água do radiador e do óleo, as condições do sistema de iluminação e a quantidade de água do reservatório do para-brisa, bem como o estado de conservação das palhetas. Percebendo alguma irregularidade em partes mais complexas, como os freios, a regra é procurar um mecânico de confiança.

Tome cuidados com a segurança antes de sair de casa

Algumas coisas podem escapar até mesmo aos motoristas mais atentos na hora de garantir a segurança da viagem – uma delas é a forma de arrumação das bagagens dos passageiros. “Isso é muito interessante porque, às vezes, passa despercebido. É importante não misturar bagagens e ocupantes”, conta inspetor Vasconcelos. Ou seja: lugar de mala é no bagageiro, e não nos bancos ou – pior – no vão que dá visibilidade ao vidro da parte de trás do carro.

O oficial também atenta que o número de pessoas no carro nunca deve ultrapassar o de cintos de segurança. Crianças também entram nessa conta: até mesmo os recém-nascidos devem ser levados nos dispositivos de retenção adequados, e não no colo.

Pare, alongue e respeite

Tomadas todas essas medidas, o comportamento dos condutores é que vai determinar uma viagem tranquila. Os motoristas devem fazer pausas a cada três horas, no máximo, ou quando se sentirem cansados. “Existe um fenômeno chamado ‘hipnose viária’. Isso acontece quando o condutor está dirigindo, mas tem a sensação de não estar fazendo isso. Ele perde a noção do tempo”, alerta Flávio Vasconcelos.

Para não passar por isso, a única solução é fazer paradas na estrada, alongar o corpo e, se possível, revezar o lugar do volante com outra pessoa. Mas atenção: o acostamento não é o lugar apropriado para parar o carro se a situação não for de urgência ou de emergência. Não sendo o caso, procure postos e restaurantes e evite acidentes.

No mais, vale o mantra mais conhecido das pistas – não dirija alcoolizado, respeite a sinalização e jamais faça ultrapassagens em locais proibidos. “Mesmo quando a pista é reta, pode existir um posto de combustíveis, uma estrada cortando”, explica Vasconcelos. “Seguindo essas orientações, é muito difícil que o condutor se envolva em algum tipo de situação desagradável. A não ser no caso do condutor do outro lado não observar essas regras”, finaliza.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais