|
Vândalos cerraram cadeado do reservatório de água (Foto: Portal Infonet) |
A Unidade de Saúde Eunice Barreto, do bairro Coqueiral, teve a bomba d’água e o reservatório que abastece todo o posto roubados na madrugada da última segunda-feira, 11. De acordo com Violeta Polliana, Gerente da Unidade de Saúde, ela recebeu a ligação de uma líder comunitária avisando que pessoas estavam invadindo a área externa do posto na tentativa de saquear o reservatório de água.
“Com a ligação da líder comunitária e devido ao problema da falta de água, eu imaginei que a população invadiu a Unidade para saquear a água do reservatório. Mas além de roubar a água, cerraram o cadeado e arrombaram a estrutura para levar a bomba d’água”, informa Violeta.
A ação foi facilitada por conta da ausência de um dos portões de acesso a área externa da unidade de saúde. De acordo com moradores da comunidade, o portão está quebrado há mais ou menos uma semana.
Com a ausência de água, o Posto de Saúde teve alguma das salas de produção interrompidas. “A aplicação de vacinas foi interrompida, com exceção das contínuas, que não podem ser paralisadas. A sala de curativo também não funcionou, já que é essencial a utilização da água para lavar as mãos e utensílios. Mas o atendimento médico e sala de enfermagem funcionaram normalmente” explica a gerente da Unidade.
|
Estrutura que abrigava bomba que foi roubada |
SMS
A assessora de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alexandra Brito, informou que a supervisora da área abriu um chamado junto ao setor de serviços do órgão para aquisição de uma nova máquina.
Ainda de acordo com a assessoria, nesta terça-feira, 12, caminhões pipas a serviço da secretaria esiveram abastecendo as unidades de saúde de Aracaju, mas, devido à falta de água do próprio caminhão, o Posto de Saúde Eunice Barreto deixou de ser contemplado. De acordo com a assessoria, os serviços de abastecimento serão retomados nesta quarta.
|
Portão de área externa só tem um lado |
A assessoria disse ainda que mesmo que estivesse fechado, o portão não inibiria a ação dos vândalos. “Estamos constantemente reforçando grades, muros e seguranças, mas sempre há casos como esses. Solicitamos inclusive, mais policiamento no local”, afirma. “Amanhã uma equipe de serviços deve visitar o local e avaliar o que se precisa” complementa.
Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B