A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) confirmou nesta segunda-feira, 11, mais um aumento da vazão do hidrelétrica de Xingó. Segundo a companhia, a partir desta segunda, em Sobradinho, serão praticadas vazões médias diárias de 1.700 metros cúbicos por segundo (m³/s), chegando a 2.000 m³/s na quarta-feira, 13, e permanecendo assim até nova avaliação.
“A Chesf informa que, em função do processo de otimização energética envolvendo as diversas regiões do Sistema Interligado Nacional – SIN, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) solicitou alteração na programação de vazões dos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (SE)”, ressaltou a o companhia.
Ainda segundo a Chesf, em Xingó as vazões médias diárias seguirão entre 1.200 e 1.500 m³/s nos finais de semana e feriados; e 1.500 e 2.000 m³/s nos dias úteis. “A Chesf, por sua vez, alerta sempre para importância de não se ocupar as áreas de calha do rio São Francisco, visto que, em situações emergenciais, as Usinas de Sobradinho e Xingó têm capacidade de turbinar até 4.200 e 3.000 m³/s respectivamente”, destaca a empresa.
por João Paulo Schneider
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B