Vazão de Xingó vai cair para 2 mil m³/s nos próximos dias

A vazão do “Velho Chico” deve atingir 2 mil metros cúbicos por segundo na próxima segunda-feira (Foto: Chesf)

A Chesf anunciou uma nova programação de redução de vazão do reservatório da usina hidrelétrica de Xingó, localizada no município sergipano de Canindé do São Francisco, para o patamar de 2.000 m³/s, conforme cronograma abaixo:

Defluência total média diária (m³/s)

Dia 8/02 (quarta-feira) – 3.000

Dia 9/02 (quinta-feira) – 3.000

Dia 10/02 (sexta-feira) – 3.000

Dia 11/02 (sábado) – 2.500

Dia 12/02 (domingo) – 2.500

Dia 13/02 (segunda-feira) – 2.000

A redução gradativa ocorre diante da diminuição das chuvas na Bacia do Rio São Francisco e da necessidade de seguir a curva do volume de espera do reservatório de Sobradinho para o período.

Os valores indicados correspondem à defluência total, podendo ser turbinada e/ou vertida, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN, conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do País, coordenado pelo ONS.

A Companhia destaca que a situação hidrológica é permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores, principalmente, em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio São Francisco.

Ressalta ainda, a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas, situadas na calha principal do rio, haja vista que, em condições emergenciais, a exemplo da necessidade de maximização de geração para atendimento ao SIN, as usinas de Sobradinho e Xingó têm capacidade de turbinar valores da ordem de 4.200 m³/s e 3.000 m³/s, respectivamente.

por Beatriz Fernandes e João Paulo Schneider com informações da Chesf

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais