A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) divulgou na última segunda-feira, 28, novas mudanças na vazão na Hidrelétrica de Xingó. Os atuais 2.000 m³/s permanecerão nos dias úteis. Porém, aos finais de semana e feriados, a vazão será reduzida para o patamar de 1.500 m³/s.
O motivo, segundo a Chesf, é processo de otimização energética para atendimento do Sistema Interligado Nacional – SIN, conforme determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS).
Segundo a Chesf, o controle das vazões na Bacia do Velho Chico vai assegurar a manutenção dos reservatórios num patamar de segurança hídrica para o período seco, que seguirá de maio a novembro. “Com os reservatórios cheios, teremos a tranquilidade da geração e do abastecimento humano para usos múltiplos”, explicou João Henrique Franklin, diretor de Operação da Companhia.
No entanto, a companhia afirmou que a situação hidrológica no Rio São Francisco é permanentemente monitorada e que pode ocorrer alteração na vazão de acordo com a evolução nos índices pluviométricos ou com a necessidade de geração de energia apresentada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A Companhia reforçou ainda a importância da não se ocupar as áreas no leito do rio, haja vista eventual aumento no nível das águas, visto que ainda estamos durante o período úmido, que se prolonga até final de abril.
Com informações da Chesf
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B