Vazão na Usina de Xingó será elevada para o patamar de 2.000 m³/s

A Companhia ressalta fortemente a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas (Foto: André Schuler)

A vazão na Usina de Xingó sofrerá mudança neste fim de semana. A informação foi passada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). A Usina de Xingó, por sua vez, terá vazão de 1.500 m³/s nesta sexta-feira, 22 e, a partir do sábado, dia 23, será elevada para o patamar de 2.000 m³/s, que deverá permanecer até nova reavaliação.

A Chesf destaca que os valores correspondem à defluência (água de saída) total dos reservatórios, podendo ser vertida e/ou turbinada, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio São Francisco e conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS.

Alerta

A Companhia ressalta fortemente a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista o período úmido ainda em curso e a possibilidade de elevação das vazões, a depender da evolução do quadro de chuvas na Bacia.

por Aisla Vasconcelos
com informações da Chesf

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais