Vendedores de caranguejo diz que estão tendo prejuízos

Gildete está revoltada com queda nas vendas
Os vendedores de caranguejo do mercado Albano Franco estão insatisfeitos com a queda nas vendas e com as constantes perdas de produtos. O fato ocorre por conta do período do defeso, que começa nesta terça, 10 de fevereiro, e segue até o dia 15 de fevereiro. Nestes dias está proibida a captura do crustáceo para que eles possam reproduzir.

Quem sobrevive do comércio do crustáceo conta que neste período o prejuízo é grande. “Muita gente deixa de comprar porque acha que neste período o caranguejo fica doente e a gente acaba perdendo boa parte do estoque que a gente compra”, afirma dona Gildete Modesto, que captura e comercializa o caranguejo no Mercado.

Como foi o caso do senhor João Onório de Jesus. Na última andada ele perdeu cerca de 200 cordas de caranguejo. “Fiz estoque esperando uma coisa e no fim a procura foi pequena. Dessa vez comprei menos”, conta Seu João.

Temistocles Santos diz que o prejuízo é grande
A senhora Gildete, que trabalha com o produto há mais de 30 anos, reclama da determinação do Ibama de estabelecer seis períodos de andada num ano, nos meses de janeiro, fevereiro e março. A queixa também é do comerciante Temistocles Santos. “O prejuízo com isso é grande. Obedecemos porque é lei”, declara.

Ibama esclarece

De acordo com o Ibama, a determinação de duas paradas no mês foi acordado com os catadores e técnicos do órgão. “Ao invés de colocar em um período só resolvemos colocar em dois para ampliar a abrangência, já que uns andam na lua nova ou na lua cheia”, explica Salustiano Marques. Ele afirma ainda que os vendedores acabam perdendo o produto por não saber estocar direito.

Salustiano esclarece que não há nenhuma proibição quanto ao consumo do caranguejo nesta época. Este período é quando eles saem da toca para acasalar por isso que não podem ser pegos. Mas aqueles que são comercializados podem ser consumidos sem problemas.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais