Viaduto do DIA se chamará Viaduto Jornalista Carvalho Déda

0

O viaduto situado nas confluências das avenidas Adélia Franco e Tancredo Neves, popularmente conhecido como viaduto do DIA será entregue no final do ano e já tem nome oficial. Através da Lei n° 3.388, que foi aprovada pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e sancionada pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o viaduto se chamará Viaduto Jornalista Carvalho Deda, avô do governador do Estado.

Carvalho Déda, nasceu em Paripiranga, na Bahia, mas muito jovem passou a residir no município sergipano de Simão Dias. De acordo com o historiador Luiz Antônio Barreto, Carvalho Déda foi uma figura importante no cenário político estadual, sendo deputado estadual em vários mandatos.

“Era uma figura que teve boa passagem na Assembléia Legislativa e possuía grande visibilidade política, onde pode transitar nos partidos da União Democrática Nacional (UDN) e Partido Social Democrata (PSD)”, informa Barreto.

Mas além de político, Carvalho Déda desenvolveu outras atividades. “Ele tinha um programa de rádio com Seixas Dória, na emissora Liberdade, que se chamava ´Problemas em Debate´, onde discutiam os problemas da cidade. Foi proprietário do jornal impresso que circulava em Simão Dias, ´A Semana´. Nesse veículo, Carvalho, além de exercer o ofício de jornalista, era chargista”, relata o historiador.

Autor do livro ´Brefaias e Burundangas do Folclore Sergipano´, de 1967, Carvalho Déda escreveu bastante sobre as histórias de Simão Dias e principalmente relatos do folclore simãodiense. O livro foi reeditado em 2001, por Luiz Antônio Barreto, para o Instituto Tancredo Neves.

 

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais