Vice-presidente do PT faz campanha em Sergipe

As eleições para a escolha dos presidentes dos diretórios do Partido dos Trabalhadores, nos níveis municipais, estaduais e nacional, acontecem no próximo dia 18 de setembro. De olho na disputa, o terceiro vice-presidente nacional da sigla, Valter Pomar, já está em plena campanha. Em Sergipe até o dia 16, o petista participa, entre outras coisas, de debates – relativos à comemoração dos 25 anos do partido – nos municípios de Estância, Nossa Senhora da Glória e em Aracaju.

 

Em entrevista que concedeu na tarde de hoje à imprensa, na sede do PT em Aracaju, Pomar fez uma avaliação do governo Lula e falou a respeito do grande ponto de discórdia entre o Governo Federal e as alas de esquerda do PT: a política econômica. “O governo de Lula é uma conquista enorme para o país. Antes de Lula, a oposição só lançou dois candidatos para a presidência da República. Não dá para ignorar a importância de um fato dessa dimensão. Mas, por outro lado, nós (da Articulação de Esquerda) acreditamos que a política econômica do governo está equivocada. Claro que isso é uma herança do governo anterior, não é uma opção maldosa. Mas achamos que há espaço para a construção de uma política diferente, que não apóie a hegemonia dos grandes grupos de capital financeiro”, analisou o petista, que integra a direção nacional do partido desde 1997.

 

Para Pomar, o maior problema da atual política adotada pelo Governo Federal é que ela corrói a relação entre o governo e a base social tradicional do PT. “O governo Lula é um governo de centro-esquerda. O PT não é o único partido que compõe a presidência. Lula foi eleito por uma coligação. Ciente disso, o PT tem que se preocupar em dizer o que acha das políticas adotadas, mas, infelizmente, acaba silenciando. Cabe ao Partido mudar esse entendimento e não se calar. Cabe ao presidente da República verificar se é possível colocar estas sugestões, completamente ou parcialmente, em prática”, sugere.

 

O petista acredita que a população do país apoiaria esta atitude do PT em relação ao Governo Federal. “A população brasileira manifesta posição de apoiar medidas mais radicais. Eu não acho que haja nenhuma diferença de apresentar ao povo as opiniões que temos. Não se justifica essa postura de moderação. É preciso dar passos mais radicais”, prescreve o coordenador nacional da Articulação de Esquerda, que no Estado conta com dois representantes de destaque, a deputada estadual Ana Lúcia Menezes e o vereador de Aracaju, Iran Barbosa.

Hoje à noite, Pomar participa de um debate em Nossa Senhora da Glória. Amanhã ele estará em Estância. Na quarta-feira, ele fala na Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa, também às 19 horas. No encontro, o vice-presidente do PT fará uma palestra sobre o tema “Novos rumos para o Governo Lula”.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais