Vigilância Sanitária fiscaliza venda de “espumas de carnaval”

0

A Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) está orientando os municípios sergipanos que possuem tradição em festas carnavalescas para a fiscalização das “espumas de carnaval”, produto muito utilizado por crianças e foliões neste período. Em Aracaju o produto pode ser encontrado em mini-supermercados, armarinhos e lojas que vendem artigos para festas. Já nos municípios do interior, as “espumas de carnaval” normalmente chegam aos foliões por meio do comércio informal.

 

“As “espumas de carnaval” apresentadas na forma de aerossol só podem ser comercializadas seguindo critérios de segurança para sua utilização. São produtos que podem apresentar riscos à saúde, principalmente em contato direto com a pele, mucosas e olhos”, disse a inspetora Maria das Graças Barbosa, da Gerência de Serviço de Saúde da Covisa.

 

Segundo a Anvisa, a regulamentação da fabricação e venda desses produtos se deu em função de várias denúncias de problemas ocorridos com a utilização dos mesmos. Na Argentina, por exemplo, pessoas que utilizaram o aerossol apresentaram queimaduras químicas. Em Sergipe, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), localizado no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), possui um serviço que orienta as pessoas em casos de intoxicação. O telefone é 0800-722-6001.

 

Informações importantes

 

O produto só pode ser vendido se trouxerem no rótulo da embalagem, informações consideradas indispensáveis como Razão social, nº de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e endereço do fabricante ou importador do produto; nº de lote, data de fabricação e prazo de validade.

 

O rótulo deve conter ainda as instruções de uso para manuseio adequado, os componentes ativos e aqueles de importância toxicológica, bem como frases que alertam para os riscos do produto.  Os produtos que não estiverem de acordo com as normas serão apreendidos pela Covisa.

Com informações da ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais