Vigilância Sanitária realiza fórum estadual

Nos dias 25 e 26 de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará o I Fórum Estadual de Vigilância Sanitária para discutir planos de ação e estratégias que fortaleçam a atuação das Vigilâncias nos municípios. O evento, que será realizado no Hotel Aquários, em Aracaju, vai reunir secretários municipais de Saúde e contará com a participação de dirigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dentre eles o diretor-presidente Dirceu Raposo de Mello e o ex-ministro da Saúde, Agenor Álvares.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária estadual, Antônio Pádua, o encontro também vai promover um amplo debate sobre as novas regras que regulamentam o repasse de recursos financeiros para a execução de ações da área. “Agora os municípios receberão mais recursos para estruturar e executar ações de proteção à saúde, desenvolvidas pelas vigilâncias sanitárias. Por isso, é importante a participação de todas as secretarias municipais de saúde e seus respectivos coordenadores de Vigilância”, disse Pádua.

Mudanças

Com as novas regras, a maioria dos municípios sergipanos será beneficiada. “As cidades com até 20 mil habitantes, por exemplo, que pelas normas anteriores recebiam em média R$ 400 para executar ações de Vigilância Sanitária, passarão a receber cerca de R$ 7 mil, através do chamado piso estruturante”, afirmou o coordenador. Ele explicou que as novas normas estabeleceram um teto financeiro formado por dois pisos: o estruturante, destinado aos municípios, e o estratégico, voltado a Estados e com possibilidade de pactuação com municípios.

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais