Violência contra a mulher: Ciosp recebeu mais 2 mil chamados em 2023

(Foto: SSP/SE)

Mais de 2 mil chamados foram registrados pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) , de janeiro até 6 de março deste ano, envolvendo ocorrências relacionadas aos crimes cometidos contra a mulher em Sergipe. Os dados fazem parte de um balanço apresentado nesta quarta-feira, 8,  pela Secretaria de Estado de Segurança Pública de Sergipe (SSP), por meio da Polícia Civil e da Polícia Militar acerca dos resultados parciais da Operação Átria em solo sergipano.  A ação policial teve o objetivo de combater crimes de violência contra a mulher em razão de gênero e ocorreu entre os dias 27 de fevereiro e 8 de março. A coletiva contou com a presença da secretária de políticas para as mulheres, Danielle Garcia.

De acordo com os dados da Polícia Civil, em Sergipe, no período em que ocorreu a operação – 27/02 a 08/03 -, foram registradas 22 prisões, das quais 17 foram em flagrante. No período da operação, foram atendidas 141 vítimas. Também no âmbito da operação, as equipes do Departamento e das Delegacias de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGVs) instauraram 72 inquéritos policiais. Destes inquéritos, 14 já foram concluídos.

Já conforme o levantamento da Polícia Militar, no estado, entre janeiro e fevereiro, a Ronda Maria da Penha fez o acompanhamento de 255 mulheres vítimas de violência em Sergipe. No primeiro bimestre deste ano, a unidade também contabilizou 27 prisões. A Ronda Maria da Penha também realizou 2.667 fiscalizações de cumprimento de medida protetiva. Por descumprimento, foram oito casos.

Ainda segundo os dados da Polícia Militar, até o dia 6 de março de 2023, o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) registrou 2.308 acionamentos ao telefone 190 por ocorrências relacionadas aos crimes cometidos contra a mulher em Sergipe. A principal ocorrência é a de vias de fato e agressão pela Lei Maria da Penha, com 1.118 acionamentos.

Em Sergipe, a Operação Átria contou com a participação da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Aracaju – vinculada ao DAGV – e das Delegacias de Atendimento a Grupos Vulneráveis das cidades de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Itabaiana, Tobias Barreto, Lagarto e Estância. A Polícia Militar contou com a atuação operacional das unidades de área e da Ronda Maria da Penha.

A diretora do DAGV, Mariana Diniz, destacou que as ações de enfrentamento à violência contra a mulher continuarão em andamento em todo o estado. “As ações da operação irão se estender durante todo o mês de março. O objetivo da operação é intensificar as ações de combate à violência contra a mulher”, reforçou.

A capitã Fabíola Góes, coordenadora da Ronda Maria da Penha, ressaltou que para a continuidade desse trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher é fundamental que as vítimas comuniquem os crimes à polícia. “A gente percebe que cada vez mais as mulheres estão mais conscientes de um relacionamento abusivo e conscientes do que devem fazer para denunciar os casos e terem todo apoio da rede de proteção”, evidenciou.

Operação

A Operação Átria foi uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Na ação policial, além da apuração de denúncias, instauração de inquéritos policiais, realização de atendimentos às vítimas e cumprimento de mandados de prisão, a operação também promoveu ações educativas, como palestras e orientações.

A operação foi intitulada Átria em referência ao nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral”, do hemisfério estelar sul, que possui coloração alaranjada. O nome remete à retirada da mulher de uma situação de vulnerabilidade e a coloca em posição de estrela mais importante, devido ao papel fundamental que tem na estrutura familiar.

Com informações da SSP/SE

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais