Visitação ao zoológico continua suspensa

Visitação continua suspensa(Fotos:Portal Infonet)

O Zoológico de Sergipe, localizado no Parque da Cidade, continua interditado para a visitação e de acordo com Sérgio Guerra, diretor Administrativo e Financeiro da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), uma nova vistoria será feita e novos relatórios serão apresentados.

Na última sexta-feira, 2, foi realizada uma audiência na 3º Vara da Justiça Federal no Estado de Sergipe, com a presença de representantes do Ministério Publico Federal, Ibama, Emdagro e Adema.

Quanto à suspensão da visitação ao Zoológico, ficou decidido que o Ibama fará uma nova vistoria, e apresentará relatório circunstanciado no prazo de sete dias. A Emdagro também terá sete dias para apresentar um relatório da situação atual do Zoológico quanto aos itens que foram impugnados pelo IBAMA. O prazo de sete dias começa a ser contado a partir desta segunda-feira, 05.

De acordo com o diretor Administrativo, a perspectiva é que logo após a entrega dos relatórios a interdição possa ser suspensa. “Eu entendo que houve um excesso de zelo por parte do Ibama, nas vejo motivos para suspender as visitas já que não existia risco para os visitantes, muito menos sinais de maus-tratos com os animais. No entanto entendemos os pontos levantados pelo Ibama, mas estamos certos de quem a visitação deverá ser liberada. O que deveria ter sido feito, já que existe um processo, era anexar os relatórios e encaminhar ao juiz para que este decidisse quanto à interdição ou não.”, reforçou Sérgio.

O espaçamento das telas do leão foi uma das situações apontadas pelo Ibama(Foto:Arquivo Portal Infonet)

Entenda o caso

O local foi interditado no início de maio depois que o Ibama lavrou auto de infração, multando a Emdagro, administradora do Zoológico, em R$ 41 mil reais. De acordo com o Ibama, não foi caracterizado nenhum tipo de maus-tratos aos animais, sendo a suspensão de atividades medida cautelar para garantir a execução das melhorias de infraestrutura necessárias ao bem-estar e à segurança da população ao visitar o local.

O Ministério Público Federal impetrou a Ação Civil Pública Nº 0802025-26.2016.4.05.8500, a qual estabelece a obrigatoriedade de fiscalização periódica ao local. Desde então, vistorias do Ibama conjuntas com a Adema, uma delas contando com a presença do Juiz da 3º Vara da Justiça Federal no Estado de Sergipe, foram realizadas e pareceres técnicos emitidos.

Pequenos avanços foram constatados nos pontos de melhoria estabelecidos, porém, ao longo do acompanhamento foi sendo verificada uma inércia por parte da administração do zoológico. Esta inércia culminou em retrocessos e falta de avanço nos itens relativos a reparos e adequação de infraestruturas elencadas pelo Ibama desde 2016, constatados em vistoria realizada no último dia 2 de março

Por Alcione Martins

O Portal Infonet tentou contato com o Ibama para comentar a determinação do Juiz, mas não houve êxito. Permanecemos a disposição através do número 2106-8000 ou jornalismo@infonet.com.br

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais