1° Workshop Internacional de Dança de sábado a terça no TTB

Everaldo Pereira
A partir deste sábado, 10, até a próxima terça-feira, 14, os amantes da dança, dançarinos ou não, terão a oportunidade de participar do 1° Workshop Internacional de Dança Contemporânea, que acontece no Teatro Tobias Barreto. A iniciativa é do coreógrafo sergipano Everaldo Pereira, que mora e trabalha em Londres há oito anos e é, atualmente, um dos profissionais brasileiros na área que mais se destaca lá fora. Participam também do evento duas dançarinas que estudaram com o sergipano no London Studio Centre, a paulista Sabrina Martins Niewelt e a carioca Aline I. Arakaki.

 

Na ocasião Everaldo irá transmitir conhecimento sobre expressão corporal e dança contemporânea, mas ao mesmo tempo ele pretende pesquisar novos movimentos para um espetáculo que está coreografando para apresentar em julho, em Londres.

 

Everaldo coreografa lutadores
A originalidade dos movimentos de sua dança foi o que lhe consagrou, na sua trajetória de oito anos como coreógrafo na Inglaterra, “a minha dança hoje é muito eclética e com muita energia, e eu levo muito do gingado brasileiro. Por isso meu trabalho está diferente. Os ingleses são muito técnicos. Para mim, na dança o mais importante é ter alma e conteúdo”.

 

O workshop, que irá acontecer durante quatro dias das 17h às 19h, é voltado para as pessoas interessados em dança, podem participar até mesmo quem não dança. A proposta de Everaldo é conhecer novos movimentos. “O que eu faço no Brasil hoje é pesquisa, estudo de movimento. Eu colho de quem não dança, porque essas pessoas para mim vezes tem mais algo a dizer do que quem dança. Porque quem não dança não está preocupado com a técnica, não está preocupado com a perfeição, o que quer é botar para fora o que sente”.

 

Originalidade

 

Originalidade na performance
Atualmente Everaldo, está trabalhando em Aracaju numa coreografia, que resume um pouco o seu estilo de trabalho e criatividade nos palcos. Para compor esta performance, que será apresentada no encerramento do workshop, o coreógrafo convidou dois rapazes que nunca dançaram antes e praticam esportes que podem parecer distantes do universo da dança. Alexandre de Oliveira, 24 anos, é capoeirista e mergulhador profissional e Hudson Souza, também com 24 anos, é lutador de boxe e jiu-jitsu.

 

No ano passado Alexandre fez uma participação especial jogando capoeira no espetáculo ‘First Time’, coreografado por Everaldo na ocasião da sua visita a Aracaju. “desta vez que ele me convidou nem pensei duas vezes, aceito logo o convite. Já sei como ele trabalha, sei que os movimentos são livres. Eu bolo os meus movimentos e ele vai acoplando os meus com o estilo dele, construindo aos poucos a coreografia”, explica o capoeirista.

 

Tanto Alexandre quanto Hudson, dizem que o preconceito contra o fato de homem dançar, não é algo que os deixa inibidos. “Preconceito nunca vai deixar de existir, se a pessoa parar para ficar imaginando o que os outros vão pensar vai perder a oportunidade de conhecer coisas novas”, declara o lutador de boxe. Os dois fazem questão de frisar que dançar não é nada fácil e que “dói bastante”, assim como a prática da capoeira e o boxe.

 

Os interessados em conhecer de perto o trabalho de Everaldo Pereira poderá participar do 1° Workshop Internacional de Dança Contemporânea, que é totalmente gratuito. O que para o coreógrafo é uma forma de dizer “muito obrigado” a sua terra natal. As inscrições poderão ser feitas no Teatro Tobias Barreto. Mais informações pelo telefone (0xx79) 3179-1490.

Visite o site de Everaldo Pereira

 

Confira parte do ensaio da performance de Everaldo com Alexandre e Hudson




Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais