36º Encontro Cultural de Laranjeiras vai de 6 a 9 de janeiro

O maior e mais importante evento da cultura sergipana se aproxima e traz consigo uma discussão atual e fundamental para a difusão da cultura: o Patrimônio Imaterial e a Era Digital. Trata-se do 36º Encontro Cultural de Laranjeiras, que acontece entre os dias 6 e 9 de janeiro de 2011.

O Encontro Cultural de Laranjeiras surgiu há 35 anos a partir de uma quermesse criada para angariar fundos com a intenção de ajudar a população mais necessitada da cidade. Nesta quermesse, ocorria a exposição e venda de artesanato, apresentação dos grupos e venda de comidas típicas e lanches e a partir desta ideia que formalizou-se, no mês de janeiro, coincidente com a Festa de Santos Reis, o Encontro Cultural de Laranjeiras, evento que reúne estudiosos, pesquisadores e brincantes populares de todo o país.

O evento que reúne fazedores de cultura de diversas vertentes e que tem como enfoque principal a cultura popular é uma realização da Prefeitura de Laranjeiras, com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o Encontro Cultural já é marca do Estado de Sergipe, e que é um evento que apesar dos anos, se mantém vivo e forte na cultura sergipana.

Eloísa Galdino destaca fortalecimento da cultura sergipana (Foto: Marcelle Cristine/Secult)

“O Encontro Cultural têm como cenário uma cidade patrimônio, e tem uma programação fixa que adere a uma enorme gama de grupos folclóricos há 35 anos. Não é pouco, é muita tradição. E ele permanece forte para o turismo cultural e para o intercâmbio acadêmico, através do simpósio, por isso é sempre muito importante para a Secretaria de Cultura, apoiar e valorizar um evento tão rico como este”, completou.

Já para a Prefeita do município, Ione Sobral, o evento é importante por aliar cultura e turismo, onde a população tem a oportunidade de mostrar o que Laranjeiras tem de melhor. “Durante a realização do Evento, a cidade de Laranjeiras se transforma no maior pólo de turismo cultural do País.  A nossa gente mostra a nossa riqueza, o nosso patrimônio material e imaterial, o nosso acervo arquitetônico colonial e barroco e a nossa rica e incomparável cultura popular, especialmente, com os seus inúmeros grupos  folclóricos, que enchem as nossas ruas e praças de  turistas, estudantes, pesquisadores e povo, trazendo divisas para o nosso desenvolvimento  local e levando, cada um, a experiência de viver e conhecer, deslumbrando-se, na capital da cultura popular”.

Ione Sobral destaca a soma entre turismo e cultura (Foto: Arquivo Infonet)
Simpósio

Durante a programação do Encontro, ocorre ainda o Simpósio, que distribui conhecimento e saber aos mais variados atores da cultura sergipana que sempre lotam os auditórios. Este ano, o tema é “Patrimônio Imaterial e a Era Digital”, e as palestras acontecem no Auditório do Campus de Artes da UFS.

Passarão pelo simpósio nomes como Prof. Dr. Clérton Martins (UNIFOR-CE / Comissão Cearense de Folclore), Américo Córdula (Secretaria da Identidade e da Diversidade/MinC), Adauto Soares (UNESCO), Zulu Araújo (Fundação Palmares/MinC), João Paulo Marôpo (Fundação Casa Grande, Nova Olinda, CE), entre outros.

Fonte: Divirta-SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais