(Foto: Ascom) |
Até o final de outubro serão divulgados os vencedores da 4ª Edição do Prêmio Jovem Escritor, evento promovido pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), pelo Clube de Leitura Passarinhar e também apoiado pelo Instituto Marcelo Déda. Os candidatos concorrem em 4 categorias: poesia, conto, crônica e artigo de opinião. Nos três primeiros gêneros o tema é livre. Para o artigo de opinião o tema deste ano é “Qual o papel da imprensa numa sociedade democrática?”. Entre os prêmios estão boxes e combos de livros da literatura nacional e internacional, passeio artístico-cultural, assinatura de revista e publicação do texto em revista digital.
Idealizado pelo núcleo de linguagens do campus Palmeira dos Índios, o objetivo é fomentar a leitura, a escrita e estimular o desenvolvimento de talentos na literatura. “Acreditamos numa formação mais ampla e cidadã do alunado. A autonomia enquanto leitor, escritor e formador de opinião contribuirá decisivamente para isso. Não deixa de ser também uma ação de reconhecimento dos nossos alunos. Alguns premiados nas edições anteriores já lançaram livros e participaram de antologias”, comenta a professora de Português e Literatura do Ifal Palmeira, Vanusia Amorim, coordenadora do Prêmio.
O concurso literário vem conquistando espaço na agenda literária nacional e este ano recebe o apoio de sete editoras e 20 escritores: Arnaldo Antunes apadrinha a categoria poesia; Thalita Rebouças, a categoria crônica; Ricardo Ramos Filho, a categoria conto. E Antônio Torres, imortal da Academia Brasileira de Letras, é o padrinho do concurso. O homenageado desta edição é o escritor Carlito Lima, curador da Flimar – Festa Literária de Marechal Deodoro.
Com informações da Ascom
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B