
A 51º edição do Encontro Cultural de Laranjeiras inicia neste domingo, 4, e segue até o dia 11 de janeiro de 2026. A celebração reúne manifestações populares, estudos e práticas da folkcomunicação, além de contar com uma programação musical com artistas locais e nacionais, atraindo grande público.
Projetada nacionalmente, Laranjeiras vê fortalecido o papel dela como território de memória, tradições e identidade cultural ao se tornar um espaço de vivência cultural. Com uma programação robusta, a 51ª edição do Encontro Cultural conta, especialmente, com apresentações de grupos folclóricos, como o samba de pareia, reisado, taieira, cacumbi e outras expressões que fazem parte da identidade sergipana. A programação também contempla cortejos, realizações de oficinas, mesas de debate, exposições, espetáculos teatrais e shows musicais.
Berço cultural
A cidade histórica, considerada berço da cultura sergipana, reúne um conjunto arquitetônico e urbano tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). São diversos edifícios coloniais que retratam a história e a cultura locais, a exemplo de igrejas e monumentos que fazem dela um importante polo turístico e cultural, preservando a memória e a identidade de Sergipe.
As igrejas, que são inúmeras, são os monumentos mais visitados. Entre elas, estão a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, datada do século XVIII; Igreja Nossa Senhora da Conceição da Comandaroba, que foi edificada pelos padres jesuítas da Companhia de Jesus; Igreja Senhor do Bonfim, do século XIX, que possui arquitetura colonial; e Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos.
Programação musical
Sexta-feira (9 de janeiro)
Palco Mundo
-Devinho Novaes
-Joelma
-Taty Girl
-Edicity Fantasmão.
Sábado (10 de janeiro)
Palco Mundo
– Dilsinho
-Simone Mendes
-Tarcísio do Acordeon
-Leonne O Nobre.
Palco Dona Lalinha
-Sandra de Sá.
Domingo (11 de janeiro)
Palco Mundo – Festival de Reggae
–Jardim dos Leões
-Vibrações
-Sisal Roots
-Adão Negro
-Banda Pressão
-Yuri Rodrigues
-Roquinho Almeida
-Marclésia Gomes
-Lellynha Sawré
-Sandro Reis
-Cryminor
Palco Dona Lalinha
–Pe. Fábio de Melo
Com informações da ASN
