Abertura do Fórum Nacional de Secretários da Cultura

0

A capital sergipana recebe nesta quinta, dia 29, e sexta-feira, 30 de março, a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura de 2012. O evento, que acontece no Palácio-Museu Olimpio Campos, discutirá diversos temas relacionados às políticas públicas na área da cultura, em âmbito nacional e regional.

As discussões terão início às 9h desta quinta-feira e se estendem até o final da tarde. Dentre os convidados, a Secretária da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, que fará a apresentação das mudanças no Programa Cultura Viva e das ações da sua pasta. Para tratar do Programa de Apoio aos Estados na Formulação dos seus Planos Estaduais de Cultura, foi convidado o Secretário de Articulação do MinC, Roberto Peixe.

Na sexta-feira, dia 30, a partir das 9h30 terá início o processo eleitoral para escolha da presidência e diretoria do Fórum Nacional de Secretários, que será seguido de um debate sobre o Projeto de Reformulação da Lei Rouanet.
Atualmente, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura é presidido pela secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino. A reunião que terá sede em Aracaju será a última da gestora enquanto presidente da entidade, cargo que ocupa desde maio de 2010.

Nesses dois anos à frente da entidade, Eloísa Galdino acumula importantes conquistas, a exemplo do Programa de Fortalecimento Institucional pela Implementação do Sistema de Cultura, que foi lançado oficialmente pela ministra da Cultura, Ana de Holanda, no dia 2 de março. O programa irá beneficiar 17 Estados e 20 municípios brasileiros.

Fórum

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura possui um papel fundamental na construção das políticas culturais em âmbito nacional e regional. O Fórum tem por finalidade possibilitar a participação e atuação dos Estados na formulação de diretrizes básicas de uma política cultural comum, respeitando-se o contexto da diversidade cultural brasileira. Além disso, a entidade tem por objetivo propor e oferecer, com o apoio das instituições culturais federais, mecanismos de facilitação, visando fortalecer os processos do desenvolvimento cultural do País e assegurar o intercâmbio artístico e cultural entre os Estados membros.

Para integrar o Fórum, os membros devem ser secretários de Estado e dirigentes máximos de órgãos oficiais ou seus representantes credenciados, que tenham atribuições de conduzir e executar a política de cultura em âmbito estadual. Cada Estado poderá ter somente um membro com direito a voz e voto. Anualmente, um membro é escolhido para dirigir a entidade.

Em 2010, a secretária de Estado da Cultura de Sergipe, Eloísa Galdino, foi escolhida para presidir o Fórum. Em março de 2011, por unanimidade, ela foi reeleita e permanece na função de presidente até o dia 30 de março de 2012, quando será eleito um novo dirigente para a entidade. Além da presidência, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais da Cultura é composto por cinco vice-presidências, que contemplam todas as regiões brasileiras.

Fonte: Ascom Secult

Comentários