Acessibilidade é tema de debate em biblioteca

Evento aconteceu na Epifânio Dória (Foto: Divulgação)

A Roda de Leitura da Biblioteca Pública Epifânio Dória, em adesão ao Projeto Aracaju Acessível, abordou durante toda essa semana questões relacionadas à inclusão social e ao preconceito. Na manhã desta quinta-feira, 17, a Biblioteca receber cerca de 200 estudantes das Escolas Estaduais Vitória de Santa Maria, Emílio Garrastazu Médici, Senador Leite Neto e João Alves Filho.

Em seu terceiro ano, o Projeto Aracaju Acessível é realizado pelo vereador, Lucas Aribé, em parceria com diversas entidades de Sergipe, com o objetivo de desenvolver ações em campanhas em favor da acessibilidade em seus diversos âmbitos. Durante a Roda de Leitura, o parlamentar falou sobre o tema a importância da biblioteca como espaço público de inclusão.

“Esta biblioteca é uma referência em nosso Estado, não só pela sua história, como também pela riqueza de seu acervo e palas atividades que desenvolve. Agradecemos o apoio ao nosso projeto, que está ganhando novos adeptos a cada dia”, afirmou Lucas Aribé que é portador de deficiência visual.

A atividade faz parte de uma programação criada pelo Aracaju Acessível, em alusão ao Dia Nacional e Municipal da Luta da Pessoa Com Deficiência, que será celebrado em 21 de setembro. “Para essa Roda de Leitura organizamos textos em Braille e convidamos professores que ensinem em libras, atendendo a alunos com deficiência auditiva, cegos, de baixa visão. O nosso objetivo é adaptar, não só esta atividade, mas os demais eventos da Biblioteca para que todos os tipos de públicos tenham acesso”, explicou a coordenadora da Roda de Leitura, Rosineide Santana.

Segundo a professora de língua portuguesa, Adriana Guerra, a Escola Estadual Vitória de Santa Maria também desenvolve um projeto de leitura, e por isso, mantém várias parcerias com a Biblioteca Epifâneio Dória. “Com frequência realizamos visitas à Biblioteca para acessar os livros e aproveitar o espaço que ela oferece o que enriquecer as nossas atividades. Hoje viemos participar da Roda de Leitura, que traz um tema muito oportuno para os alunos, já que na também trabalhamos a questão da educação inclusiva”, ressaltou a professora.

As Rodas de Leitura seguem durante todo o ano, sempre abordando diferentes temáticas que possam acrescentar ao conteúdo curricular dos estudantes. Escolas interessadas em participar das Rodas de Leitura, devem entrar em contato com a administração da Biblioteca Pública Epifânio Dória para agendar visitas pelo telefone (79) 3179 – 1907.

Fonte: Ascom Sec. de Estado da Cultura 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais