Açúcar x adoçante: saiba como consumir corretamente

Nutricionista orienta o consumo de substâcias naturais

O uso de açúcar ou adoçante ainda deixa dúvidas na hora de preparar sucos, chás e sobremesas em geral. A indecisão na escolha acomete principalmente aquelas pessoas que procuram ter uma alimentação balanceada. Mas os especialistas são enfáticos: adoçantes só para quem tem diabetes.

A nutricionista Bruna Aragão explica que no caso das pessoas que insistem em usar o adoçante, a alternativa é optar pelos naturais. “Muitas pessoas fazem a substituição do açúcar pelo adoçante, mas esta é uma substância que deve ser usada somente por diabéticos. Se ainda assim, a pessoa tem interesse em usar, ela pode optar pelos naturais”, revela.

Quantidade correta

Para fazer uso dos adoçantes, independentemente de serem artificiais ou naturais, as pessoas devem buscar a ajudar de um nutricionista, já que o uso indiscriminado dessas substâncias pode trazer algumas complicações a longo prazo. “Os adoçantes não estão só naquelas gotinhas, eles estão em diversos produtos industrializados. A quantidade máxima diária que uma pessoa pode consumir é medida por peso e calculada individualmente, por isso, é importante consultar um nutricionista, e distribuir essas quantias em seu plano alimentar diário”, explica.

Nutricionista orienta para o consumo de substâcias naturais

Açúcar

Com base na recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o prevalecimento de substâncias naturais, Bruna Aragão recomenda o consumo do açúcar mascavo ou do demerara em detrimento do açúcar refinado (branco), que por conta do refinamento perde suas propriedades minerais. O xarope de agave e o mel também podem ser usados. É preciso cuidado com o açúcar light, que segundo a nutricionista, é apenas uma mistura de refinado com adoçante.

Adoçantes naturais e artificiais

No caso dos adoçantes, os naturais são stevia, sorbitol, chilitol e manitol. Os artificiais [aqueles encontrados facilmente em supermercados] contém diversas substâncias, entre elas, aspartame, assessulfame [potássio], sucralose, além de sacarina sódica e ciclamato de sódios que devem ser evitados por aqueles que sofrem hipertensão.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais