|
Onze socioeducandos foram no hall da casa legislativa |
Onze socioeducandos acolhidos pelo Governo do Estado de Sergipe foram recebidos na tarde de ontem pela deputada estadual Ana Lúcia durante a realização de uma audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Dentro do sistema sócio pedagógico desenvolvido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, os adolescentes que integram o Grupo de Percussão (Batucase) se apresentaram no hall da casa legislativa e foram aplaudidos pelo público presente. O evento teve como meta abordar o papel da juventude e suas organizações na construção da escola democrática.
Para a deputada anfitriã, a presença frequente dos jovens acolhidos pela Fundação Renascer tem contribuído para que a interação social conquiste novas abrangências de caráter positivo. Além de promover novas oportunidades aos adolescentes sentenciados que buscam em conquistar um futuro promissor e ético dentro do que pede a Constituição Federal, a inclusão da música, teatro e demais artes culturais acaba enriquecendo as programações da Frente Parlamentar. A atividade também se tornou possível em virtude de o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE), ter oficializado uma liminar autorizando a saída temporária dos músicos.
“Durante este encontro debatemos assuntos, por exemplo, como a PEC 241, que congela o investimento em áreas sociais como a Educação e Saúde, e o Movimento Escola Sem Partido, que visa censurar professores e aumentar a repressão no ambiente escolar. A partir do momento em que representantes de várias esferas da sociedade participam do diálogo, a tendência é que conquistemos avanços que beneficiem as atuais e futuras gerações. Agradeço a participação destes adolescentes e esperamos continuar gerando novas oportunidades para todos; brilhante apresentação”, declarou Ana Lúcia.
Coordenado pela direção do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam), o grupo de percussão é conduzido musicalmente pelo pedagogo Jorge Kadu, e possui apenas dois meses de atividades. A princípio, a banda ensaiava utilizando apenas objetos reciclados como toneis, latas de tinta e baquetas de bambu. No final do mês passado, em virtude de uma parceria firmada entre a Fundação Renascer e a Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), os adolescentes receberam instrumentos musicais novos e puderam aperfeiçoar a arte da prática e cadência instrumental.
Ao todo foram doados 23 equipamentos entre repiques, caixas e surdos, além de utensílios como: baquetas e talabares. “Nos alegra muito receber convites e incentivos como estamos multiplicando ao longos dos últimos meses com a deputada Ana Lúcia Menezes e o secretário Zezinho Sobral. Um nos fornece estrutura enquanto a companheira nos ajuda a abrir novos horizontes para estes jovens. O Governo de Sergipe tem se esforçado ao máximo para que, com a prática contínua da arte, esporte e cultura possamos conquistar um mundo melhor para todos”, avaliou o presidente da Fundação Renascer Wellington Mangueira.
Fonte e foto: Fundação Renascer
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B