
O Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana, realiza, até o dia 24 de agosto uma programação voltada para celebrar o Mês da Cultura Popular, em alusão ao dia 22 de agosto (Dia do Folclore). O objetivo é reafirmar a importância das nossas tradições que se manifestam com pluralidade e diversidade em cada canto de Sergipe, através de sua gente. A programação inclui ações educativas, exposição, lançamento de livro e o projeto Arrudiar.
Desta terça-feira, 19, até sexta, 22, serão realizada a ação educativa ‘A Data da Semana: 22 de agosto – Dia da Cultura Popular’, com as oficinas ‘Cultura na Palma da Mão’, que acontecerão nas instalações do museu às 9h, 10h, 11h, 14h e 14h30 para escolas agendadas.
A exposição ‘Cores da Gente – Imersão e Emoção’ é outra atração programada até o dia 24 de agosto, com visitas das 10h às 15h (última cessão às 14h40), no estacionamento do museu. Cores da Gente é uma exposição interativa, que proporciona nova experiência no campo das artes e da cultura. Uma linha do tempo da história das artes plásticas em Sergipe, através de obras de 20 artistas póstumos sergipanos, é apresentada ao público de forma tecnológica. A exposição é uma realização do Instituto Banese e da Energisa.
No Dia 22 de agosto (sexta), a partir das 14h, acontecerá o lançamento do livro ‘Monumentos da Cultura Sergipana’, da autora Izabel Nascimento e projeto gráfico de Germana Araújo, seguido de Roda de Conversa e Recital Poético, além da apresentação do grupo Pífano de Pife. O evento acontecerá no Auditório Cândido de Faria e no átrio do museu, para escolas agendadas e público espontâneo.
Projeto Arrudiar
Para encerrar a semana de programação, o Instituto Banese realizará mais uma edição do projeto Arrudiar. Com o tema ‘No mundo de Bispo: cultura popular e tradição’, esta edição acontecerá no município de Japaratuba, através de um mergulho no universo simbólico e poético de Arthur Bispo do Rosário, filho da terra, artista reconhecido internacionalmente e símbolo da arte brasileira e da luta antimanicomial.
Será uma experiência cultural viva e coletiva, por meio de trocas com manifestações populares que fazem parte da identidade de Japaratuba e do povo sergipano, entre elas, a tradicional brincadeira das cabacinhas, uma tradição única e resistente, passada de geração em geração, além dos folguedos muito presentes em Japarauba e que revelam pertencimento, fé e identidade.
O roteiro planejado inclui saída do Museu da Gente Sergipana às 8h, visita à estátua de Bispo na entrada da cidade; à Praça Padre Caio Tavares, à Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde, além de apresentação e roda de conversa com brincantes e mestres da cultura popular e oficina de cabacinhas, encerrando com almoço. Previsão de retorno às 14h.
As inscrições para o Arrudiar serão abertas nesta terça (19), às 15h, via Sympla. O valor de R$ 40,00 inclui transporte, almoço, mediação com o professor Osvaldo Neto e o guia de turismo Thárcio Vieira. O projeto é voltado para pessoas maiores de 18 anos.
Fonte: Museu da Gente Sergipana