Alunos da UFS fazem arraiá virtual para celebrar o período junino

0
Através do ‘Coletivo Nosso Som’, os estudantes, diretamente de suas casas, elaboraram um show virtual com músicas e poemas que fazem parte deste período junino (Foto: reprodução/ Vídeo Coletivo Nosso Som)

Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e o cancelamento dos festejos juninos, alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) usaram a criatividade para manter viva a celebração do São João. Através do ‘Coletivo Nosso Som’, os estudantes, diretamente de suas casas, elaboraram um show virtual com músicas e poemas que fazem parte deste período junino.

Segundo a Pró-reitora de Extensão, Alaíde Hermínia, o projeto ‘Nosso Som’ nasceu da necessidade que alguns alunos tinham de se sentirem mais livres para abraçar os diversos ritmos musicais. “Alguns alunos não queriam, por exemplo, integrar uma orquestra sinfônica. Queriam mais autonomia musical”, lembra. A partir daí, nasceu o coletivo  ‘Nosso Som’, com o objetivo de passear por diferentes gêneros musicais, como samba e forró.

Ainda segundo a Pró-reitora, todo o processo criativo para a elaboração dos shows, a exemplo da edição especial sobre o São João , são de autoria dos próprios alunos. “Eles têm uma criatividade incrível. Eu sempre fico surpresa com o trabalho deles”, conta. Alaíde destaca que além das músicas, eles também se caracterizam com a temática a ser abordada e unem um pouco de teatralidade.

Alaíde conta também que aos alunos participantes do projeto são de vários cursos da UFS e que têm em comum a afinidade com a música . “O Coletivo Nosso Som é um projeto da Pró-reitoria de Extensão [PROEX], coordenado por Junior Lírio, Lucas Campelo e Felipe Harder Annunziato. Temos alunos de vários cursos, como Comunicação, Física e Engenharia”, destaca.

por João Paulo Schneider  e Verlane Estácio

Comentários