|
Os alunos do Colégio João Alves participam da mostra (Fotos: Portal Infonet) |
Nesta quarta-feira, 10, estudantes da rede pública foram conferir no Museu da Gente Sergipana a Mostra informativa de Cinema Infantil promovido pelo Festival Sergipe de Audiovisual. Os filmes apresentados foram cedidos pela mostra de Florianópolis e conta com entrada gratuita.
O 3º Sercine teve início na última terça-feira, 09, no Teatro Atheneu e segue até o próximo sábado, 13, com apresentação de oficinas e mesas de discussão ligadas a preservação e a memória, além de contar com mostras competitivas universitária e nordeste.
Segundo a coordenadora de produção do Sercine, Jéssica Maria Araujo, a exibição de cinema serve para mostrar aos estudantes a importância do audiovisual. “Após a apresentação, a gente pretende discutir um pouco a respeito do filme não só como entretenimento, podendo puxar um debate. É importante porque além de criar o futuro público do cinema, a gente pode transformar, na verdade é um trabalho de formiguinha, você traz 80 e dessas 2 ou metade conseguir mudar um pouco do pensamento, engrandecer ou perceber a riqueza q existe no mundo e o q ela mesma pode criar, você já ta promovendo alguma coisa e isso é transformador”, afirma.
Público juvenil
|
A coordenadora Jéssica Araujo fala da importância do audiovisual para os jovens |
Os alunos da Escola Estadual Governador João Alves Filho foram conferir a mostra juvenil. “Essa é a segunda vez que eu venho ao Museu. Aqui você aprende muitas coisas. Gosto muito de filmes de efeitos e vai ser bom assistir”, diz Matheus Tojal.
O professor de artes do colégio Governador João Alves Filho, Licio dos Santos Libório, essa é uma experiência única para os estudantes. “Aqui eles veem o que está sendo feito e o que já foi feito, por isso é importante eles presenciarem, pois além do conteúdo dado em sala de aula, aqui ele vê como é a coisa. Eles saem da sala e ai quando acontece algo fora da sala pra eles é maravilha, uma coisa diferente e que eles gostam muito”, avalia o professor.
A partir das 14h ocorrerá na Sociedade Semear, a Oficina de Memória e Preservação Cinematográfica que terá como ministrante Silvia Franchini.
Programação dia 10
Teatro Atheneu
|
O professor Lício Libório acompanhou os alunos |
18H30 | Mostra Universitária
Meta – dir. Rafael Baliu – Fic. – 20′ | FAAP
DOMUM – dir. Marlon Delano – Exp. – 13′ | UFS
Alice – dir. Fernanda Sgroglia – Fic. – 15′ | SENAC-SP
T.A.I. – Trabalho Autoral Independente – dir. Juliana Gregoratto – Doc. – 13′ | Anhembi Morumbi
O Fim do Filme – dir. André Dib – Fic. – 15′ | USP
20H | Mostra Nordeste
Signos da Tela – dir. Caio Araújo – Exp. – 20 | BA
CANCHA – Antigamente era mais moderno – dir. Luciano Mariz – Doc. – 18′ | PB
A Mão que Borda – dir. Caroline Mendonça – Doc. – 15′ | SE
O Cangaceiro – dir. Marcos Buccini – Anim. – 5’34” | PE
Da Alegria, do Mar e de Outras Coisas – dir. Ceci Alves – Fic. – 13′ | BA
21h30 | Mostra de Longa Metragem
JARDS – dir. Erik Rocha – Doc. 93’
Dia 11
Na quinta-feira, 11, também a partir das 9 horas, o Museu receberá uma mostra audiodescritiva. O objetivo é proporcionar acessibilidade ao público com deficiência visual. Serão exibidos filmes de curta-metragem com audiodescrição, uma faixa narrativa adicionada para transmitir o conteúdo às pessoas que possuem pouca ou nenhuma visão.
Para conferir a programação completa, basta clicar aqui.
Por Aisla Vasconcelos