![]() |
Alunos foram ao cinema nesta quinta-feira (Foto: Ascom Seed) |
Assistir a um filme pela primeira vez. Esse é um sonho que foi realizado na manhã desta quinta-feira, 25, por diversos alunos da rede estadual de ensino. Eles participaram do projeto "A Tela na Sala de Aula", que faz parte da 10ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) realizado pelo Casa Curta-se.
O projeto teve início no dia 19 e vai até o próximo domingo, 28, nas salas do Cinemark, no shopping Jardins. Nesta quinta-feira participaram estudantes das escolas Reunidas 8 de Maio, Clodoaldo Alencar, Maria do Carmo Alves, Dom Vicente Távora e da José da Silva Ribeiro Filho, além de instituições de ensino municipais.
De acordo com a diretora geral da Casa Curta-se e produtora local do FICI, Deyse Rocha, o evento é fundamental para levar o acesso ao cinema a todos os estudantes. "O objetivo é democratizar o acesso e formar esse público tão importante para o nosso futuro, que são as crianças. Hoje estamos com o cinema lotado, mais de 800 crianças só no turno da manhã".
Foram exibidos nesta manhã os filmes: Poli, o fusquinha de polícia; Meu amigo Storm; Léo e Bia; e Uma professora muito maluquinha. À tarde, a partir das 14h30, serão exibidos os filmes: Komaneko, o gatinho curioso; Poli, o fusquinha de polícia; e Uma professora muito maluquinha.
Ainda segundo Deyse Rocha, através do festival, os estudantes estão tendo acesso aos filmes gratuitamente, mas no final de semana o ingresso será vendido a um preço único de R$ 7,00.
Satisfação
As crianças estavam com brilho nos olhos ao chegar ao cinema. Foi o caso de Fabrícia Mirele, 9, que é aluna das Escolas Reunidas 8 de Maio. "Estou achando ótimo estar aqui assistindo ao filme com minha turma. Estou me sentindo muito feliz", disse.
A sua colega, Stafany Lima Freire, 10, fez a sua estreia num cinema nesta quinta-feira. "Essa é a minha primeira vez que venho ao cinema e estou muito feliz", afirmou.
A professora delas, Eliane Santos de Souza, aprovou a iniciativa. "Para os alunos é bom porque promove a socialização e a interdisciplinaridade. Eles aprendem com outras pessoas e têm a oportunidade de viver um mundo diferente", disse.
Filmes
A diretora geral da Casa Curta-se, Deyse Rocha, explicou que os filmes foram escolhidos de acordo com a faixa etária dos alunos, "sendo trabalhados através das diretrizes demandadas pelos Ministérios da Justiça e da Educação".
Ela falou sobre a importância do projeto. "É muito bom ver o sorriso de cada uma dessas crianças, no qual se nota o encantamento com a sétima arte. A grande maioria deles nunca veio às salas do cinema", afirmou.
Fonte: Ascom Seed
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B