Aperipê apresenta programa em feira de tecnologia de SP

A Aperipê TV participou da 1ª Feira de Inovação Tecnológica Audiovisual (XPTA.LAB), que aconteceu em São Paulo. O trabalho apresentado no evento foi a produção ‘Lá em casa é assim’, um projeto pioneiro para o audiovisual sergipano, por se tratar de um vídeo experimental de ficção – gravado em Full HD (totalmente em alta definição), e com aplicações de recursos de interatividade para TV Digital. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenado pelo consórcio Estação-Escola de Televisão Digital.

Com duração de 26 minutos, a história do ‘Lá em casa é assim’ mostra o cotidiano de uma família sergipana, formada por três gerações de mulheres: a mãe, Giselda, interpretada pela atriz Tânia Arruda; a filha, Sônia, sob a atuação de Diane Veloso; e a neta, Elisa, interpretada pela pequena Sabrina Vieira. Além das relações familiares e todas as suas nuances, o vídeo leva o cidadão a refletir sobre as diversas relações do cotidiano, através da realidade de uma professora de artes.

O vídeo, dirigido por Gabriela Caldas, teve Alex Santana como desenvolvedor das aplicações interativas, idealizadas para  a prestação de serviços públicos, como consulta às unidades de saúde, serviços bancários, entre outros. “Quando passa alguma informação, durante a exibição, o telespectador pode executar esse serviço e, também, interagir com o filme. O recurso de interatividade é oferecido a partir da cena que está na tela”, detalhou o coordenador do projeto, Jefferson Andrade.

Falando da participação da Aperipê na 1ª Feira de Inovação Tecnológica Audiovisual, a equipe, que apresentou o trabalho em São Paulo, destacou a receptividade da organização do evento e do público. “A apresentação foi muito bem aceita por todos. O nosso projeto foi um dos mais elogiados pelos participantes da feira, tanto pelo conteúdo do vídeo, quanto pelo recurso de interatividade que ele propôs”, declarou Jefferson.

“O sucesso do ‘Lá em casa é assim’ se deve ao empenho de toda a equipe envolvida e representa um marco para Sergipe. É a primeira emissora sergipana, que, mesmo não estando transmitindo na versão digital, já possui capacidade técnica de produção em alta definição”, concluiu a diretora presidente da Aperipê, Indira Amaral.

Evento

A 1ª Feira de Inovação Tecnológica Audiovisual – XPTA.LAB é uma consolidação do Ministério da Cultura (MinC), junto com outras 11 instituições, com o objetivo de desenvolver um projeto em laboratórios de experimentação e pesquisa em tecnologias audiovisuais, tendo como base a interatividade da TV digital.

Foram desenvolvidos 52 trabalhos de excelência nas áreas de plataformas digitais e tecnologias audiovisuais. Todos eles resultados do edital Programa Laboratórios de Experimentação e Pesquisa em Tecnologias Audiovisuais – XPTA.LAB, que visa apoiar laboratórios voltados para essa área de trabalho.

O documento foi lançado em 2009, pelo MinC, através da Secretaria do Audiovisual, em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais e com apoio da Sociedade Amigos da Cinemateca.

Fonte: Ascom/Aperipê

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais