Desde o início de dezembro, a programação do aniversário de 15 anos da rádio Aperipê FM tem movimentado Aracaju. Os programas da emissora estão mobilizados na promoção de eventos e edições especiais que festejam o aniversário da 104,9, cada um ao seu estilo, com os mais variados ritmos. O grupo Café Pequeno é uma das atrações para o Grande Show (Foto: Marco Vieira)
Encerrando as comemorações, acontece neste sábado, 18, o grande show dos 15 anos com participação de Café Pequeno, Lacertae, Patrícia Polayne, Cobra Verde, Edelson Pantera, The Baggios, Cabedal, além da banda pernambucana Mundo Livre S/A. Integra também a programação uma série de oficinas e palestras, abertas a público, direcionadas ao mercado da música em Sergipe.
A partir desta sexta-feira, 17, começam as oficinas de capacitação em música. No dia 17 de dezembro, Emerson Bezerra, mais conhecido como DJ Kaska, dirige a oficina de discotecagem, às 9h, no Centro de Criatividade. No mesmo local, de 17 a 18, a partir das 9h, acontece a oficina de técnica de transmissão sob a orientação de Gustavo Neto, técnico da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). No dia 18, acontece a oficina de produção musical em software livre, sob o comando do produtor pernambucano Júnior Areia, a partir das 9h, na Secretaria de Estado da Cultura (Secult). As vagas para essas oficinas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site http://www.divirta.se.gov.br Edézio Aragão, diretor da Aperipê FM (Foto: Arquivo Infonet)
“A realização das oficinas e palestras é uma excelente oportunidade para aqueles profissionais que atuam na música em Sergipe e precisam sair do estado para se capacitar. Com essas ações a Aperipê está indo muito além da sua função de estimular e difundir a música sergipana. Nós queremos ver o mercado musical organizado e profissionalizado para que a música sergipana ganhe cada vez mais espaço no Brasil e no mundo”, afirma o diretor da rádio Aperipê FM, Edézio Aragão.
Mesas, debates e lançamentos
Nesta sexta-feira, 17, serão realizadas palestras na Biblioteca Epifânio Dória, com a presença de especialistas de renome na área. O objetivo é discutir produção musical independente, incentivo e empreendedorismo cultural, além do papel da rádio pública no cenário da música. Patrícia Polayne também canta no grande show de comemoração (Foto: Arquivo Infonet)
A partir das 14h, a mesa ‘Música e Exposição’ será iniciada sob o comando do produtor pernambucano Paulo André, que também é diretor do Abril Pro Rock. Paulo vai falar sobre o Porto Musical, evento que acontece no mês de fevereiro, em Recife, onde produtores de todo o mundo estarão presentes, recebendo material dos artistas e discutindo sobre o mercado e novas tecnologias.
Já às 15h, será a vez da mesa ‘Música e Ação’ que será comandada por três profissionais: Tereza Accioly, presidente da ‘Sociedade dos Forrozeiros Pé Serra e Ai’ de Pernambuco; Alê Barreto, produtor de eventos e de bandas, e autor do livro ‘Aprenda a Organizar Um Show’; além de
Marinilda Bertolete Boulay, autora do guia do ‘Mercado Brasileiro da Música’- livro que possui vários contatos de produtores e de eventos de todo o Brasil – e representante nacional da Midem, evento de exposição internacional de gravações, publicações e vídeos musicais que ocorre no próximo mês de janeiro em Cannes, na França.
A última mesa desta sexta-feira, ‘Música e Exportação’, vai estar sob o comando do produtor irlandês David McLoughlin, coordenador da exportadora Brasil Music And Arts (BM&A). O debate será pautado na exportação da música que é produzida no Brasil, apresentado possibilidades de negócios e caminhos para promover intercâmbios musicais como turnês, venda de discos em lojas fora do país, dentre outros meios.
A partir das 19h, acontece o lançamento das músicas e videoclipes de bandas sergipanas realizados a partir dos editais de gravação da Fundação Aperipê (Fundap). Por meio desses editais, a fundação abriu as portas dos modernos estúdios das emissoras de rádio e TV para ampliar as oportunidades dos artistas locais. O objetivo foi possibilitar que artistas em começo de carreira pudessem dar o pontapé inicial, e proporcionar uma maior divulgação para os trabalhos dos veteranos na cena musical de Sergipe.
Música sergipana em festa
A noite da sexta-feira, 17, promete ficar marcada com a Global Beats, uma festa inédita de música eletrônica que a Aperipê promove no espaço Cultiva e com entrada gratuita. Organizada pelo programa Global Beats da Aperipê FM, a festa que mistura ritmos dos quatros cantos do mundo com música eletrônica vai trazer um time de peso de DJs consagrados no Brasil e mundo afora. Marcam presença o alemão Axel, DJ Dolores, Patrick Tor4, além do DJ Kaska que apresenta o programa Global Beats na FM 104,9.
No dia 18 de dezembro, acontece a tão esperada Mostra Aperipê FM 15 Anos no Parque da Sementeira, a partir das 16h. A série de shows conta com a participação da banda pernambucana Mundo Livre S/A que foi uma das precursoras do movimento mangue beat juntamente com Chico Science e Nação Zumbi. No time sergipano, Patrícia Polayne, The Baggios, Cabedal e Café Pequeno – destaques no Festival Aperipê de Música – além de Lacertae e Edelson Pantera, nomes com mais de dez anos de estrada e que tocam, respectivamente, MPB e um rock psicodélico com elementos da música nordestina. Como não pode faltar o tradicional forró entre os representantes sergipanos, o sanfoneiro Cobra Verde marca presença com todo o seu talento de improvisar virtuosos acordes na sanfona. E para ninguém ficar parado, o rapper Hot Black e Dj Kasca comandam a festa nos intervalos entre uma banda e outra.
Para a presidente da Fundap, Indira Amaral, toda essa programação que celebra os 15 anos da Aperipê FM reflete o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos quatro anos, desde que o governador Marcelo Déda assumiu o Estado de Sergipe. “A Aperipê FM completa 15 anos com muitas vitórias para comemorar. A principal delas é a consagração da música sergipana que conquistou o respeito do público em Sergipe e tem despontado nacionalmente e internacionalmente. Isso é o resultado de um trabalho sério e persistente que começa a dar seus primeiros frutos num cenário altamente competitivo e que não admite mais voluntarismos”, ressalta Indira.
A programação do aniversário de 15 anos da Aperipê FM conta com o patrocínio do Detran-SE, da Universidade Tiradentes (Unit), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da Prefeitura de Aracaju e da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom-SE), além do apoio da Petrobras e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-SE).
Fonte: Fundação Aperipê
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B