Peru é a principal refeição natalina, considerando a tradição (Foto: Foto ilustrativa/Pixabay) |
Historicamente, o peru é considerado a principal refeição da ceia natalina. A tradição iniciada nos Estados Unidos da América, em Dia de Ação de Graças, tem como aspecto fundamental o tamanho da ave – que tem facilidade para engordar. Então como muitos seguem à risca essa tradição de comer o Peru no Natal, nós resolvemos consultar a cozinheira e empresária Sônia Regina que, todos os anos, recebe em média cerca de 80 pedidos de encomendas de Peru na sua panificação. Vamos lá para os ingredientes:
Itens
1- Meia garrafa de vinho branco (marca à seu gosto)
2- Meia colher de sopa de pimenta do reino
3- Uma colher de sopa de alecrim
4- Três dentes de alho (seu uso é opcional)
5- Duas folhas de louro
6- Uma xícara de café de vinagre de maça
7- Tempero caseiro de frango (marca à seu gosto)
8- Duas colheres de manteiga (para dourar o peru)
9- Um peru de cinco quilogramas
10- Uma maionese simples (opcional; para dourar o peru)
Obs: lembre-se que no preparo, o peru perde líquido e diminui de tamanho
Preparo
Coloque o peru para descongelar com bastante tempo de antecedência – ele precisa estar completamente descongelado para o processo de aplicação do tempero. Em uma bacia média, misture todos os ingredientes, incluindo o vinho – com exceção da maionese e manteiga. Aplique o tempero em todo o peru por dentro e por fora e deixe marinar por duas horas.
Após esse prazo, coloque o seu forno para aquecer em temperatura alta. Enquanto isso, una as pernas do seu peru e dê um nó com um barbante. Cubra a forma com papel laminado e coloque para assar em temperatura média para alta. Se o seu peru for de cinco quilos, a primeira uma hora de meia no forno será para soltar todo líquido do corpo da ave.
Após essa uma hora e meia, percebendo a diminuição do tamanho do peru em decorrência do seu processo de secamento, retire o papel laminado e pincele seu peru com a manteiga e, opcionalmente, também com maionese. A manteiga deixará a ave dourada. Deixe assar sem o papel laminado por mais duas horas, em fogo médio, sempre o observando – a depender do seu forno, o processo poderá ser mais rápido.
Montagem do prato
Para finalizar o prato e servi-lo, há mais algumas dicas de Sônia Regina. Em uma forma redonda, preencha o fundo com uma camada de folhas soltas de alface. Coloque o peru no meio e preencha o vão entre suas coxas com um cacho de uvas. Nas laterais distribua pequenas maças e peras. Com auxílio de palitos, enfeite a carne da ave com pimentas biquinhos (que não ardem), deixando o peito intacto. Agora é só servir!
por Ícaro Novaes
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B