Aracaju realiza oficinas gratuitas de artes visuais e contemporâneas

Inscrições acontecem de forma online, até o preenchimento das vagas

Iniciativa acontece no Centro Cultural Palácio-Museu Luiz Antônio Barreto (Foto: Secom/ PMA)

A Prefeitura de Aracaju vai realizar uma série de oficinas com os artistas visuais Kauam Pereira e Davi Cavalcante. A iniciativa integra o Programa Tilápia-Azul de Crítica de Arte e é financiada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Os eventos acontecem no Centro Cultural Palácio-Museu Luiz Antônio Barreto, nos dias 13 e 14 de janeiro, das 14 h às 18 h.

As oficinas são gratuitas e as inscrições devem ser realizadas por meio da plataforma do Programa Tilápia-Azul de Crítica de Arte, permanecendo abertas até o preenchimento das vagas. Cada encontro contará com 15 participantes, que serão convidados a contribuir ativamente nos debates e exercícios propostos pelos mediadores.

A primeira oficina, que acontece no dia 13, terá o tema “Véio e Zé Carlos Garcia”, ministrada por Kauam Pereira. A atividade propõe ampliar a noção de escultura e revisitar debates históricos a partir da obra dos artistas sergipanos. Já no dia 14, Davi Cavalcante conduzirá uma oficina voltada às estratégias da prática curatorial, analisando experiências vivenciadas por ele como artista, curador e visitante.

A jornada de oficinas marca a primeira ação pública do Programa Tilápia-Azul de Crítica de Arte, criado pela editora Luís Matheus Brito, com o objetivo de intensificar as discussões sobre artes visuais e arte contemporânea, tanto na capital quanto em outras regiões do estado.

Segundo a criadora do programa, as oficinas surgiram a partir de trocas com os artistas convidados e de reflexões sobre como essas experiências poderiam dialogar com outros agentes do cenário artístico sergipano. “As atividades de Davi e Kauam integram o eixo formativo do Programa Tilápia-Azul de Crítica de Arte, chamado Vontade de dizer. O outro eixo, Movimento de delimitação, é voltado à pesquisa e ao mapeamento de obras de artes visuais contempladas por editais da Lei Paulo Gustavo, por meio da Funcaju”, explica.

A coordenadora do Centro Cultural Palácio-Museu Luiz Antonio Barreto, Salete Martins, destaca a importância de abrir as portas do espaço para ações formativas. “A realização dessas oficinas no Centro Cultural Palácio-Museu Luiz Antonio Barreto reafirma o papel do espaço como um pólo vivo de formação, reflexão e circulação da arte contemporânea em Aracaju. Ao acolher iniciativas como o Programa Tilápia-Azul de Crítica de Arte, o Centro Cultural fortalece o diálogo entre artistas, pesquisadores e o público, valoriza a produção local e amplia o acesso gratuito ao pensamento crítico e às práticas criativas, consolidando-se como um território fundamental para o desenvolvimento cultural da cidade e do estado”, afirma.

Centro Cultural Palácio-Museu Luiz Antônio Barreto
O Centro Cultural está localizado na Praça General Valadão, no Centro de Aracaju, e funciona diariamente das 8h às 17h para visitação. Mais informações sobre exposições, visitas e atividades podem ser obtidas pelos telefones (79) 3214-5387 e (79) 3214-5325, ou pelas redes sociais oficiais da Funcaju.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais